Search
Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

PP e PL querem Gerson Claro ou David de ‘dobradinha’ com Azambuja em 2026

Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Deputados Estaduais são cotados para a disputa pelo Senado em 2026.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os nomes dos dois parlamentares estaduais estão entre os cotados para formarem dupla com o ex-governador Reinaldo Azambuja

Os bastidores do poder tem se aquecido novamente com os supostos nomes que devem concorrer o pleito de 2026, em especial pelas vagas de Senadores da República. Com sua ida dada como certa para o Partido Liberal (PL), o ex-governador Reinaldo Azambuja, é tratado como o dono de uma das vagas do Senado, e isso tem feito os seus aliados quererem ‘dobrar’ com o tucano na próxima eleição.

Duas alternativas ganharam força nos últimos dias, os deputados estaduais Gerson Claro (PP) e Coronel David (PL) começaram a ser especulados para serem o segundo nome da chapa PL e PP em 2026. Nos bastidores se comenta que com uma vaga para o ex-governador à outra vaga para alguém indicado pela senadora Tereza Cristina (PP), o que, também na teoria, favoreceria Gerson Claro em uma disputa contra o Coronel David (PL).

Por enquanto, os dois parlamentares negam que já estejam pensando nas eleições de 2026, afinal, ainda faltam quase 22 meses para o pleito, porém, no meio político, ambos estão cotadíssimos para serem os candidatos.

Porém outro nome que tem se posicionado para interlocutores como candidato ao Senado pelo Partido Progressista, é o do Secretário de Obras e Infraestrutura Marcelo Miglioli, após sua participação efetiva nas eleições de 2024, que fortaleceu a reeleição da atual Prefeita Adriane Lopes (PP).

Caminho nada fácil

Também aparecem como virtuais candidatos ao Senado em 2026 os dois detentores das vagas atualmente – senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos) –, mas a rejeição deles entre o eleitorado sul-mato-grossense torna a missão quase impossível.

Há ainda o deputado federal Vander Loubet (PT), que aposta em uma melhoria da popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Estado para dar continuidade ao projeto político. Caso isso não aconteça, deverá buscar mais uma reeleição para a Câmara dos Deputados.

Outro que sonha em disputar uma das duas vagas ao Senado é o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que chegou a desistir de concorrer nas eleições municipais deste ano para não atrapalhar o projeto de 2026.

Ele também espera contar com o apoio de Jair Bolsonaro, porém, com o provável lançamento do nome de Azambuja pelo PL, isso seria muito difícil, portanto, caso insista na empreitada, terá de contar com seus méritos políticos.