Pensando em valorizar artistas em vida, a parede de um boteco em Campo Grande tomou traços e contornos, marcando espaço ao imortalizar artistas sul-mato-grossenses e a Eduardo Kobra, de São Paulo. Entre eles Roberto Higa que assina a obra nesta terça-feira (12).
Com o conceito de abraçar a arte, nasceu o Escritório Bar Cultural há sete anos, localizado na rua Assunção, esquina com a Spipe Calarge.
Procurando cada vez mais agregar elementos que fazem parte da riqueza cultural, tanto do Estado quanto de artistas de outros locais do mundo, em mais um passo para a alegria dos amantes da arte, o espaço receberá as visitas dos artistas homenageados, que deixarão suas assinaturas no mural.
Mural
Mural: “Os Cinco Olhares da Arte” / Imagem Divulgação
A arte nasceu das mãos de Sulivan de Oliveira, que, em conversa com o proprietário do espaço, o empresário Luciano Yonaka, foi desenvolvendo a homenagem.
Inicialmente, a ideia era focar em Eduardo Kobra, artista conhecido mundialmente pela arte que combina surrealismo e pop art, e que nunca havia recebido homenagem em um mural.
“A gente estava discutindo que os artistas não são reconhecidos como deveriam. Então, surgiu a ideia de fazer uma homenagem em vida. Eu cedi a parte de, auxiliei o Sulivan”, contou Luciano.
Com isso, nasceu o mural, que recebeu o nome de “Os Cinco Olhares da Arte” e retrata Humberto Espíndola, Ique, Cleir Ávila, Roberto Higa e Eduardo Kobra.
“Tem o artista que faz quadros, o que faz mural no mundo inteiro, o Eduardo Kobra, que é amigo do Sulivan. O Ique, que dispensa qualquer comentário, é um gênio. O Cleir, que está em um trabalho de fazer esculturas, mas fez as Araras e continua fazendo os prédios também, né? E o Higa é o gênio da lente”, explicou Luciano.
Homenagem a Higa
Nesta terça-feira (12), o fotojornalista Roberto Higa, que registrou a história sul-mato-grossense, será homenageado com a assinatura no mural, deixando a impressão das mãos gravadas.
Os outros artistas também irão ao Escritório Bar Cultural para colocar suas assinaturas e deixar as mãos gravadas; entretanto, por incompatibilidade de agenda, não foi possível alinhar todos na mesma noite.
“A nossa ideia cronológica é assim: nós vamos pegar a assinatura de todos porque achamos difícil conseguir uma data em que todos estivessem aqui. A gente pega a assinatura de todos para depois selar a parede”, disse Luciano, e completou:
“Está em obra, vamos colocar um deck aqui na frente do mural, mas, quando estiver tudo pronto, vamos marcar um evento de inauguração do mural.”
Imperdível
A noite será histórica, com Higa gravando a mão em massa modeladora, deixando um autógrafo no mural, enquanto quem estiver no espaço poderá curtir o som de Maria Cláudia e Marcos Mendes.
O Escritório Bar Cultural abre às 19h e a previsão de chegada de Roberto Higa é a partir das 19h30.