Ex-presidente não virá a capital por problemas de saúde
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), gravou um vídeo pedindo votos para a candidata do Partido Progressista (PP), Adriane Lopes, no segundo turno da eleição em Campo Grande.
A campanha de Adriane tenta agenda com Bolsonaro, mas a disputa em outros municípios do País acabaram dificultando a vinda do ex-presidente, que agora gravou um vídeo pedindo voto no domingo.
“Olá amigos de campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nesta reta final, eu faço um pedido todo especial para vocês. No próximo dia 27, domingo, eleições municipais, segundo turno, sou Adriane Lopes, 11, para prefeita”, diz Bolsonaro no vídeo.
O ex-presidente chegou a prometer, para a senadora Tereza Cristina, que apoiaria Adriane no primeiro turno, mas fez acordo com o PSDB, de Reinaldo Azambuja (PSDB) e Eduardo Riedel (PSDB), e apoiou Beto Pereira (PSDB).
Tereza não escondeu a decepção e Adriane chegou a dizer que Bolsonaro descumpriu o acordo por se tratar de um compromisso feito com mulheres. Beto acabou não chegando ao segundo turno e Tereza convenceu Bolsonaro a apoiar Adriane, dizendo que ele estava errado com a escolha feita no primeiro turno.
Apesar da decisão de Bolsonaro, um grupo dos chamados bolsonaristas não seguem o mesmo entendimento. O deputado estadual João Henrique Catan (PL) e o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), escolheram apoiar Rose Modesto (União), retribuindo o apoio dela a Contar no segundo turno em 2022, quando eles concorriam ao governo contra Riedel. Na ocasião, Adriane apoiou o candidato do PSDB.
No PL, boa parte está com Adriane Lopes, incluindo os três vereadores eleitos pelo partido, Ana Portela, André Salineiro e Rafael Tavares, e o deputado estadual Coronel David.