Rebeldes ganham eleição na urna após traição de Nelsinho e senador pode apelar ao tapetão
O povo de São Gabriel do Oeste impôs uma derrota histórica ao presidente regional do PSD, Nelsinho Trad, e ao presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, e elegeram prefeito o administrador Leocir Montagna (PSD). Contra a vontade do senador, o ex-vereador foi eleito prefeito com 49,38% dos votos ao derrotar o ex-prefeito Sérgio Marcon (PSDB).
Traíra, Nelsinho interveio no diretório municipal do PSD na cidade e anulou a convenção que homologou a candidatura de Leocir e do candidato a vice-prefeito, o vereador Rogério Rohr (PSD). Eles recorreram à Justiça e a candidatura foi homologada pela juíza eleitoral Samantha Ferreira Barione, da 040ª Zonal Eleitoral de São Gabriel do Oeste.
Inconformado, o senador recorreu da decisão e a dupla foi às urnas sob Júdice. Contudo, Leocir Montagna acabou vencendo as eleições neste domingo. “Foi uma vitória do povo. Vencemos sem apoio político e nem financeiro”, festejou o administrador.
“Lutamos desde o princípio pra garantir nossa candidatura e assim dar aos eleitores o direto de exercer a democracia e escolher o seu prefeito”, ressaltou, sobre o resultado, que lhe garantiu a eleição de prefeito após oito anos. Ele foi candidato em 2016, mas perdeu para o atual prefeito.
Leocir Montagna espera que os magistrados considerem a democracia ao analisar o recurso de Nelsinho Trad e respeitem a vontade popular. “Eu acredito na Justiça, que os juízes e desembargadores vão olhar com outros olhos (após o resultado)”, afirmou. “Vivemos em um país democrático, uma sociedade democrática, onde as pessoas podem escolher os seus representantes”, frisou.
A declaração tem o objetivo de combater os boatos de que os tucanos e Nelsinho não pretendem ceder a vontade popular e impor o acordo para manter o PSDB no poder no tapetão. Caso a Justiça anule os votos de Montagna, o novo prefeito será Marcon, que teve 42,43% (6.911 votos).
Sobre a atuação do dirigente, o prefeito eleito lamentou. “O comportamento do senador Nelsinho é simples, se vendeu, se vendeu para o PSDB para cumprir ordens. É humilhante para um senador da República chegar a este nível! Como pode, um senador da República não ter autonomia no seu próprio partido, é para acabar”, detonou.
O Jacaré procurou a assessoria do senador Nelsinho Trad, mas não houve retorno até o momento. Quando o presidente regional do PSD se manifestar, a sua reposta será publicada neste espaço.