a

Campo Grande Post

Search

Deputados petistas cobram solução após morte de indígena

Picture of Informativo

Informativo

Kemp iniciou debate e mostrou fotos do conflito, lamentando morte de indígena guarani
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deputados pedem intervenção federal e solução definitiva para crise agrária após mais um episódio de violência

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quarta-feira (18), os deputados expressaram seu pesar pelos recentes conflitos de terra que resultaram em mais uma morte. A vítima, um indígena da comunidade Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João (MS), foi fatalmente atingido por um tiro na cabeça. A Funai confirmou o falecimento, aprofundando a crise nas disputas por terras.

O deputado Pedro Kemp (PT) destacou a necessidade urgente de demarcação das terras indígenas, chamando a atenção para a vulnerabilidade dos povos indígenas envolvidos nos conflitos. Kemp pediu uma investigação da Polícia Federal e anunciou a preparação de um documento para o presidente Lula, visando a resolução definitiva da questão. Ele criticou a gestão dos conflitos, argumentando que os indígenas, muitas vezes, são os únicos a sofrer as consequências.

Zeca do PT (PT) e Gleice Jane (PT) também abordaram a situação, lembrando a repetição de promessas não cumpridas ao longo dos anos e a necessidade de um cronograma claro para solucionar o problema. Gleice destacou a discrepância no tratamento entre a segurança pública e a proteção das propriedades privadas, enquanto Zeca reforçou a urgência de ações concretas para resolver os conflitos.

Zeca do PT disse que já tentou falar com o presidente Lula.

Siga nossas Redes Sociais