a

Campo Grande Post

Search
Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Visando morder fundão eleitoral, candidatos mudam de cor na eleição

Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Candidatos mudam de cor para receber cota racial e 'morder' fatia maior do fundão. eleitoral.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

De candidato a prefeito a vereador, estratégia para ter fundão ‘gordo’ virou ‘moda’ nas eleições desse ano

Após a aprovação da emenda à Constituição que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidaturas (PEC 9/2023), a famosa ‘pardocracia’ tem ganhado notoriedade nas eleições de 2024.

Diversos candidatos tem optado ou se ‘enganado’, em eleições passadas, e vem trocando de cor. Incrivelmente essa nova medida ‘casou’ com a atual mudança nas cotas racias para as eleições. Com direito à 30% do ‘fundão’ eleitoral, candidatos a prefeito e a vereador aderiram no ‘raça’.

Entenda as cotas

Com a aprovação do texto, se alterou na Constituição a obrigatoriedade dos partidos políticos a destinarem 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário às candidaturas de pessoas pretas e pardas. Essa cota de 30% não inclui os valores correspondentes aos recursos não aplicados nas eleições passadas.

Em uma das emendas apresentadas pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ficou estabelecido que a exigência da aplicação de 30% dos recursos nessas candidaturas já é válida para as eleições deste ano.

Siga nossas Redes Sociais