a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

CCZ intensifica vacinação para alcançar meta de área livre de raiva

Picture of Informativo

Informativo

Muito longe da meta de 80% de cobertura vacinal, até agora pouco mais de 10% de cães e 7 de gatos foram vacinados
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Campo Grande está em campanha de vacinação contra raiva animal até o mês de novembro. A estratégia de cobertura vacinal de pelo menos 80% da população de cães e gatos, intensificada ao longo de quatro meses, segue a meta nacional do Ministério da Saúde de declarar o país como área livre de raiva canina.

No entanto, apesar da busca ativa em residenciais e com vacinação disponível no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), até o dia 1º de setembro foram vacinados 18.617 cães e 6.517 gatos. Os números correspondem respectivamente, a pouco mais de 10% e 7% da meta. Segundo a coordenadora do Centro, Claudia Macedo, residências fechadas, em 50% das visitas e recusa de 15 a 20%  de imunização dos tutores de animais quanto a vacinação são alguns obstáculos enfrentados na rotina dos agentes do CCZ.

De acordo com o último levantamento do CCZ, em 2021, estima-se 170 mil cães e 63 mil gatos em Campo Grande. O último caso de raiva em cão foi registrado na Capital em 2011. Contudo, este ano, foram confirmados quatro casos positivos da doença em morcegos na área urbana.

Siga nossas Redes Sociais