Pesquisa do Instituto ômega foi encomendada pelo Jornal O Estado
Pesquisa divulgada neste sábado, pelo Instituto Omega, mostra declínio da candidatura do tucano Beto Pereira. Após série de noticias confirmando que o candidato tem ‘contas sujas’ e pode ser impugnado, pesquisa refletiu sentimento dos eleitores e derrubou o tucano para a terceira posição.
Segundo a pesquisa, Rose tem 30,90% das intenções de voto, contra 28,40% de Adriane. Considerando a margem de erro de 3,10%, as duas estão tecnicamente empatadas. Na terceira posição aparece Beto Pereira (PSDB), com 16,90%, seguido por Camila Jara (PT), com 2,70%; Beto Figueiró (Novo) e Ubirajara Martins (DC), 0,40%, e Jorge Batista (PCO), 0,10%. Outros 12,90% não sabem ou estão indecisos e 7,30% disseram que vão votar em branco ou anular o voto.
PSOL reforça irregularidades e juiz deve decidir sobre pedido de impugnação de Beto Pereira
Nas alegações finais, o Psol voltou a reforçar que a Justiça Eleitoral pode decretar inelegibilidade de Beto Pereira (PSDB) a partir das informações prestadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), que incluiu o tucano na lista de ‘contas sujas’.
Conforme o documento protocolado no processo, o partido cita a legislação LC 64/90 para refutar defesa do PSDB e apontar que é dispensado o julgamento das contas pelos vereadores. Ou seja, a inelegibilidade pode ser decretada com base nas informações prestadas pela Corte de Contas.
Assim, o partido reforça o pedido de impugnação da candidatura de Beto Pereira em Campo Grande. “Conforme se verifica dos entendimentos jurisprudenciais acima, basta que tenham sido reprovadas as contas pelo órgão auxiliar do controle externo (TCE/MS), em decisão irrecorrível que configure lesão ao erário por ação dolosa, elementos que foram todos suficientemente demonstrados na Impugnação, a qual deve ser acolhida”, diz trecho do documento.
Agora, o próximo passo é o juiz analisar e proferir uma decisão sobre o pedido de impugnação da candidatura de Beto Pereira (PSDB).
O juiz eleitoral Ariovaldo Nantes Corrêa, da 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande, reconheceu que o candidato do PSDB à prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, figura como ‘conta suja’ pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).
Em despacho publicado na quinta-feira (29), o magistrado considerou “incontroverso que o impugnado figurou em lista de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul”. Ou seja, que não há dúvidas quanto ao fato.