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PSDB terá o maior tempo de propaganda eleitoral

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Beto terá o maior tempo e PRD garante 1% a Adriane.
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Saiba o que mudou após saída de vereador da disputa

A eleição para prefeito da Capital terá sete candidatos, depois que o PRD retirou, neste domingo, a candidatura do vereador Professor André. O vereador foi “rifado’, como ele mesmo definiu, na convenção do partido, que optou pelo apoio à candidatura de Adriane Lopes (PP).

A mudança do PRD provocará pouca alteração no quesito tempo na propaganda eleitoral, já que o partido tem 1% dos eleitos com direito a tempo na televisão.

O PRD tem cinco deputados federais, o que representa pouco mais de 1% do total de deputados de partido com tempo na propaganda eleitoral. Com a coligação , a prefeita terá 14,31% dos deputados, sendo 11,88% do PP,  1,43% do Avante e 1% do PRD.

O pré-candidato do PSDB, Beto Pereira,  terá o maior tempo. Com PSDB/Cidadania, PL, Republicanos, PSD, PSB, Podemos e MDB, ele chega a 55,28% dos deputados de siglas que atingiram a cláusula de barreira para conseguirem fundo partidário e tempo na propaganda eleitoral.

Mesmo sem partidos coligados na eleição da Capital, Camila Jara terá o segundo maior tempo, com 16,25%, considerando os 80 deputados da federação PT, PV e PCdoB.

O terceiro maior tempo será de Rose Modesto  na cláusula. A aliança com PDT garantiu a ela 15,44% dos deputados federais eleitos na cláusula.

O pré-candidato da federação PSOL/Rede, Luso Queiroz, terá  2,84%, levando em conta os 14 deputados federais eleitos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não anunciou o tempo, que deve ser divulgado no próximo mês, após as convenções.

Seguindo a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados federais, considerando os partidos que atingiram a cláusula. O restante (10%) é dividido igualitariamente entre todos os candidatos.

A cláusula de barreira, imposta na última mudança na legislação eleitoral, levou vários partidos a perderem tempo e recurso do fundo partidário. A nova regra definiu que os partidos precisariam eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação; ou obter no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

Terminada a eleição, apenas 13 dos 28 partidos atingiram a cláusula  e terão tempo na propaganda gratuita: PT/PCdoB/PV; PSDB/Cidadania; Psol/Rede; MDB; PDT; PL; Podemos; PP; PSB; PSD; Republicanos, Avante e União Brasil.

Os 15 partidos que não conquistaram a cláusula continuam existindo, mas não recebem mais recurso público. Por esse motivo, alguns partidos fizeram fusão. Caso do PTB e Patriota, que formaram o PRD. O partido terá o vereador Professor André como candidato.