Search
Picture of Informativo

Informativo

Conheça os os pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande

Picture of Informativo

Informativo

Ubirajara, André Luis, Camila, Luso, Rose, Beto Figueiró, Adriane e Beto Pereira (Foto Reprodução)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As eleições este ano ocorrem no dia 6 de outubro e o 2° turno dia 27 do mesmo mês

A exatos 93 dias das eleições que vão definir quem será prefeito e vereador nos municípios brasileiros, Campo Grande tem pelo menos oito nomes colocados à disputa pelo comando da cidade.

Dos que chegaram a anunciar pré-candidatura, inclusive com participação na 1ª rodada de entrevistas feita pela Morena FM e o Primeira Página, somente o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB), se retirou do páreo.

O emedebista ofertou apoio ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) e agora vai habitar o ninho tucano durante o período eleitoral.

Além do parlamentar, a ex titular da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) Rose Modesto (União Brasil), a deputada federal Camila Jara (PT) e a atual prefeita da capital, Adriane Lopes (PP), também devem concorrer ao Paço Municipal.

O vereador professor André Luis (PRD), o empresário Ubirajara Martins (DC) e o cientista político Luso Queiroz (Psol) e Beto Figueiró (Novo) completam a lista. Até as convenções, que são eventos partidários para oficializar os candidatos, outros podem surgir.

Currículos

Luso Queiroz

Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista nasceu em Campo Grande, em junho de 1994. Politólogo, analista político, militante da Frente de Lutas Populares, é comerciário e morador da região central. Iniciou a luta social no movimento estudantil secundarista, sendo dirigente estadual da UBES, foi militante ambientalista no Greenpeace, WWF e ONG Terra Verde. Trabalhou com a Intersindical, ANDES e MST.

Camila Jara

Camila Bazachi Jara Marzochi tem 29 anos. Formada em ciências sociais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi eleita vereadora de Campo Grande, em 2020, com 3.470 votos. Em 2022, concorreu à deputada federal, sendo eleita com 56.552 votos.

Beto Pereira

Humberto Rezende Pereira tem 46 anos. Formado em direito, é de uma família com história na política. Filho de Valter Pereira, que foi vereador de Campo Grande, deputado estadual, deputado federal e senador. Beto Pereira foi prefeito de Terenos aos 26 anos e também foi deputado estadual. Atualmente, está no segundo mandato como deputado federal.

Adriane Lopes

Natural de Campo Grande, Adriane Barbosa Nogueira Lopes tem 47 anos. Formada em direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), também tem formação em teologia e pós-graduação em administração pública e gerência de cidades. Não tinha tido experiência em cargos eletivos até 2017, quando foi eleita vice-prefeita na chapa de Marquinhos Trad. Em abril de 2022, quando ele renunciou ao mandato para disputa do governo de Mato Grosso do Sul, Adriane Lopes assumiu a prefeitura da capital sul-mato-grossense e está, então, há pouco mais de dois anos à frente da gestão.

Ubirajara Martins

Natural de Bento Gonçalves (RS), Ubirajara Borges Martins nasceu em 29 de janeiro de 1967 e exerce a profissão de advogado. Disputa eleições há mais de duas décadas e já concorreu aos cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.

André Luís

André Luis Soares da Fonseca nasceu em 25 de novembro de 1962, em Uberlândia (MG). Médico-veterinário, advogado e professor doutor aposentado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atua nas causas ligadas a animais, cidadania e meio ambiente. Desde 2012, disputou eleições para vereador, deputado estadual e deputado federal. Em 2020, foi eleito vereador da capital sul-mato-grossense pela Rede, mandato que exerce atualmente pelo PRD.

Rose Modesto

Professora, Rosiane Modesto de Oliveira tem 46 anos. Nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. Já foi vereadora em Campo Grande; vice-governadora; secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho; deputada federal. Em 2020, disputou a prefeitura da capital sul-mato-grossense e chegou ao segundo turno. Em 2022, concorreu ao governo de Mato Grosso do Sul, ficando no primeiro turno. Entre maio de 2023 e maio de 2024, foi superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

Beto Figueiró

Humberto Sávio Abussafi Figueiró, de 55 anos, mais conhecido como Beto Figueiró, foi candidato a vice-governador de Capitão Contar, em 2022, quando a chapa disputou o segundo turno e foi derrotada por Eduardo Riedel (PSDB). Nunca exerceu cargos eletivos. É advogado, professor universitário, empresário do ramo imobiliário, além de produtor rural.