Search
Picture of Informativo

Informativo

Tempo de Beto na propaganda será maior que todos os concorrentes juntos

Picture of Informativo

Informativo

Beto Pereira em lançamento de sua pré-candidatura a prefeito da Capital.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As alianças com MDB e Partido Liberal, conquistadas recentemente pelo pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira,  garantirão a ele o maior tempo entre os interessados na eleição de outubro.

Beto tem, além do PSDB/Cidadania, o PL, Republicanos, PSD, PSB, Podemos e MDB. Juntos, estes partidos somam 55,28% dos deputados de siglas que atingiram a cláusula de barreira para conseguirem fundo partidário e tempo na propaganda eleitoral.

Se o PDT confirmar aliança com o União Brasil, Rose Modesto terá o segundo maior tempo na propaganda, com 15,44% dos deputados federais eleitos na cláusula.

Sem aliados e com apenas os deputados do PT, Camila Jara terá o terceiro maior tempo, com 13,82%. A prefeita, Adriane Lopes (PP), deve fechar aliança com o Avante, chegando a 13,31%, sendo 11,88% do PP e 1,43% do Avante.

O pré-candidato da federação PSOL/Rede, Luso Queiroz, terá  2,84%, levando em conta os 14 deputados federais eleitos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não anunciou o tempo, que deve ser divulgado no próximo mês, após as convenções.

Seguindo a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados federais, considerando os partidos que atingiram a cláusula. O restante (10%) é dividido igualitariamente entre todos os candidatos.

A cláusula de barreira, imposta na última mudança na legislação eleitoral, levou vários partidos a perderem tempo e recurso do fundo partidário. A nova regra definiu que os partidos precisariam eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação; ou obter no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

Terminada a eleição, apenas 12 dos 28 partidos atingiram a cláusula  e terão tempo na propaganda gratuita: PT/PCdoB/PV; PSDB/Cidadania; Psol/Rede; MDB; PDT; PL; Podemos; PP; PSB; PSD; Republicanos e União Brasil.

Os 16 partidos que não conquistaram a cláusula continuam existindo, mas não recebem mais recurso público. Por esse motivo, alguns partidos fizeram fusão. Caso do PTB e Patriota, que formaram o PRD. O partido terá o vereador Professor André como candidato.

Partidos que conquistaram a cláusula de barreira:

  • PL – 99 eleitos
  • PT – 68 eleitos
  • União Brasil – 59 eleitos
  • PP – 58 eleitos
  • PSD – 47 eleitos
  • MDB – 42 eleitos
  • Republicanos – 41 eleitos
  • PSDB/Cidadania – 18 eleitos
  • PDT – 17 eleitos
  • PSB – 14 eleitos
  • PSOL/Rede – 14 eleitos
  • Podemos – 11 eleitos
  • Avante – 7 deputados eleitos