Search
Picture of Informativo

Informativo

Bancada de MS se reunirá nos próximos dias para buscar soluções para o Pantanal, diz Soraya Thronicke

Picture of Informativo

Informativo

Senadora do Podemos, Soraya Thronicke.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Senadores de Mato Grosso do Sul devem se reunir nos próximos dias, para debater o manejo do fogo no Pantanal Sul-Mato-Grossense e buscar soluções para as áreas afetadas pelos incêndios. A informação foi confirmada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) nesta quarta-feira (26).

Soraya pontuou que, junto dos colegas de bancada, chegou a encaminhar recursos de apoio para o Pantanal em ocasiões anteriores, o que deve fazer novamente diante do cenário que assola o Pantanal.

Ela relembrou da lei 1818/2022, que tramita há dois anos no Senado. “A gente vai entrar no tema, mas existe esse manejo, existe também o incêndio com pouso, pode existir o exagero no manejo, o fato é que 2020 já nos preocupou demais”.

 “A bancada federal se uniu, designou emendas para a construção de uma estrutura melhor para o corpo de bombeiros, nós discutimos também outras formas, como cada fazenda, cada localização tem uma pista de pouso, caixas d’água, porque é muito caro levar água até lá. Então, é algo que nos preocupa, um fato que vem ficando cada vez pior. A bancada vai se reunir daqui a uns dias e nós vamos colocar nesse assunto, nós vamos colocar recurso no que realmente está funcionando”, disse.

“O Pantanal aqui é para os fortes. Isso nos preocupa sobremaneira, nós sempre tivemos um manejo de fogo ali no Pantanal. O manejo, que é algo que os produtores rurais fazem. Para administrar o que é viver no Pantanal. Não dá para a gente adentrar no tema, mas existe esse manejo, existe também o incêndio com pouso, existe, pode existir o exagero no manejo, o fato é que 2020 já nos preocupou demais”, finalizou.

Área queimada no Pantanal

A área queimada em 2024 chega a 627 mil hectares, ultrapassando os 258 mil hectares consumidos pelo fogo no mesmo período de 2020. Dessa forma, há 80% de chance de que a área queimada no Pantanal este ano supere os 2 milhões de hectares.

Em relação aos municípios do Pantanal, Corumbá desponta como o primeiro no ranking de área queimada, com 348 mil hectares. Em segundo aparece Cáceres, no Mato Grosso, com 87 mil hectares queimados.