a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

Em meio a escândalos na federação, deputada questiona repasses ao futebol feminino em MS

Picture of Informativo

Informativo

Divulgação/ Esporte MS
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em meio aos escândalos de corrupção envolvendo a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), a deputada Gleice Jane (PT) encaminhou requerimento a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) questionando sobre repasses destinados ao futebol feminino. Comissão de deputados da Assembleia Legislativa se reunirá nesta terça-feira (4) para discutir a situação do esporte no Estado.

Conforme o documento protocolado na Alems (Assembleia Legislativa), a parlamentar encaminha ao secretário Marcelo Miranda pedido de informações sobre ‘possível discrepância de gênero’ na distribuição de recursos financeiros a atletas de MS.

“Há uma evidente discrepância no financiamento entre os esportes masculinos e femininos. Enquanto times masculinos recebem significativos apoios financeiros, as equipes femininas enfrentam falta de investimento. Esta situação destaca a necessidade de uma abordagem mais equitativa no financiamento esportivo em Mato Grosso do Sul”, pontua Gleice.

Dentre os questionamentos encaminhados a secretarias, a deputada pergunta sobre quais valores foram investidos no Operário feminino – que participou do Campeonato Brasileiro Feminino Série C de 2023 e de 2024 – quanto foi investido para o time de futsal feminino da UCDB – que disputa a liga nacional de futsal feminino de 2024 – e também quais ações de fomento e apoio financeiro foram destinados aos atletas de futsal masculino e feminino de 2023.

O encaminhamento do requerimento ainda será analisado em plenário pelos deputados estaduais.

Audiência

A audiência realizada na Alems será conduzida pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto. De acordo com o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente do grupo, os parlamentares irão ouvir as demandas dos dirigentes e representantes dos clubes para buscar soluções conjuntas aos problemas do futebol estadual.

Além do Professor Rinaldo Modesto, o grupo tem como membros titulares os deputados Junior Mochi (MDB), vice-presidente, e Caravina (PSDB), e as deputadas Gleice Jane (PT) e Mara Caseiro (PSDB).

A Federação de Futebol está sob nova presidência após 26 anos. O presidente afastado da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) foi preso em 21 de maio, durante a Operação Cartão Vermelho, por suspeita de desviar mais de R$ 6 milhões da entidade entre 2018 até fevereiro de 2023.

Os recursos tinham como origens repasses feitos pelo Governo do Estado e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Vale ressaltar que Cezário estava à frente da Federação desde 1998.

Com a informação o Midia Max.

Siga nossas Redes Sociais