Search
Picture of Informativo

Informativo

Ministério amplia público da vacina da dengue; situação é indefinida em MS

Picture of Informativo

Informativo

Crianças se vacinando contra a dengue em Campo Grande. (Foto: Redes Sociais/Sesau)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação das vacinas contra a dengue com validade até 30 de abril para pessoas de 4 a 59 anos, em municípios onde há doses excedentes. Devido à baixa adesão, muitas vacinas próximas da validade estão estocadas.

Em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) sugere a continuação da vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos, mas os municípios têm permissão para ampliar para adolescentes até 16 anos, evitando perdas das doses próximas ao vencimento.

A orientação da SES é que as doses com risco de perda física, com vencimento em 30 de abril de 2024, possam ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos, podendo ser ampliadas conforme a disponibilidade do imunizante.

“Os municípios foram orientados da seguinte maneira: mantém-se a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos. No entanto, se o município tiver doses de vacina dengue com vencimento em 30 de abril de 2024, em quantitativo que represente risco de perda física, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue, que compreende dos 4 aos 59 anos, 11 meses e 29 dias, conforme a disponibilidade de doses no município com vencimento em 30 de abril de 2024.”

Nota da Secretaria Estadual de Saúde.