a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

À espera do julgamento de HC, vereador segue preso

Picture of Informativo

Informativo

Advogado no Centro de Triagem Anísio Lima, onde o vereador está preso (Foto: Paulo Francis)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Claudinho Serra está na cela 17 do Centro de Triagem Anísio Lima em Campo Grande

O vereador de Campo Grande Claudinho Serra (PSDB) segue preso, à espera de julgamento de pedido de liberdade feito ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Nesta segunda-feira (8), o político completa o sexto dia na cela 17 do Centro de Triagem Anísio Lima, no complexo penitenciário do jardim Noroeste, em Campo Grande.

Um erro, na análise da defesa, tornou o trâmite mais demorado do que deveria ser. O habeas corpus foi impetrado no fim de semana e distribuído para a relatoria do desembargador Emerson Cafure, da 1ª Câmara Criminal.

Porém, em razão de já haver um magistrado analisando casos da operação, Cafure se declarou incompetente para julgar o HC. Solicitou então, o envio ao gabinete do desembargador José Ale Ahmad Netto.

Os autos chegaram nesta segunda-feira (8) para o julgador. Não há previsão de quando sair a decisão, embora esse tipo de processo seja considerado de urgência, em razão de o réu estar preso.

Para o advogado Tiago Bunning, contratado pelo vereador, o cliente não apresenta qualquer risco à investigação, tem ocupação e endereços fixos e por isso pode aguardar em liberdade a instrução do processo.

O esquema investigado

Seis mandados prisão e 28 de busca e apreensão foram cumpridos pela operação Tromper, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), no dia 3 de abril.

Foi a terceira fase do trabalho para apurar suposto esquema de desvio de verba público por meio de contratos fraudulentos firmados entre empresas e a prefeitura de Sidrolândia.

Em torno de R$ 15 milhões teriam sido desviados. Claudinho Serra é genro da prefeita da cidade, Vanda Camilo (PP). Entre abril e dezembro de 2021, foi diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes). Depois, assumiu a secretaria municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica daquele município.

Em maio do ano passado, assumiu uma vaga de vereador em Campo Grande.

Com a informação o Primeira Página.

Siga nossas Redes Sociais