Search
Picture of Informativo

Informativo

Há 50 anos, Comercial vivia momentos de glórias ao vencer o Santos de Pelé

Picture of Informativo

Informativo

Comercial x Santos em 1973. Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Aos jovens de hoje, desconhecem a história, mas o futebol sul-mato-grossense já viveu dias de glórias com ruas movimentadas e torcedores gritando o nome do seu clube aos ventos.  Há exatos 50 anos, em em 12 de setembro de 1973, o Esporte Clube Comercial colocava o seu nome na história do futebol ao vencer o Santos, de Pelé, no Morenão, por 1 a 0. 

O gol histórico foi feito por Búfalo Gil, sob o comando do técnico Pepe.  

Em entrevista ao Portal O Estado Online, o presidente do Comercial Cláudio Barbosa disse que esse jogo jamais será esquecido pelo clube. “Naquela época, vencer o Santos de Pelé era para poucos. Até hoje, o Comercial é lembrado por este dia”, detalhou para a reportagem. 

Naquele ano de 1972, quanto o Operário e o Comercial, passaram por profissionalização e com isto, ganharam a oportunidade de disputar uma seletiva para o Campeonato Brasileiro de 1973.  Naquele ano, o Comercial foi o 1º representante da história de Mato Grosso do Sul a disputar um campeonato nacional, que naquele tempo foi disputado entre 40 equipes, sem divisão e séries como acontece nos dias atuais.  

Visita de Pele movimentou a cidade de Campo Grande 

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, chegou em Campo Grande, no dia 11 de setembro de 1973, junto com a delegação do Santos Futebol Clube. Naquele ano, Pelé já era considerado o maior atleta de todos os tempos, recebeu honrarias de cidadão honorário de Campo Grande, concedida pela Câmara Municipal, e um ‘Cartão de Prata’ oferecido pela Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso.

Pelé desembarcando em Campo Grande. Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal

Naquele tempo, o Comercial era o caçula da Série A, quando entrou em campo com Careca, Álvaro, Henrique, Pereira, Bira, Gonçalves, Copeu, Ivo Sodré, Jurandir, Gil e Adãozinho. 

Já o poderoso Santos Futebol Clube, tinha um timaço com Cejas, Vicente, Hermes, Carlos Alberto Torres, Turcão, Brecha, Leo Oliveira, Clodoaldo, Pelé, Edu, Mazinho. Em entrevista ao Portal G1-MS (filial da Rede Globo em Mato Grosso do Sul), Copeu relatou que até hoje passa um filme na sua cabeça sobre esse jogo que jamais vai esquecer. “Um jogo que praticamente nunca saiu da minha memória. Nós ganhamos do time do Santos com Pelé e tudo, que Deus o tenha, de um a zero. Foi o lugar onde eu mais joguei, uma média de sete a oito anos, vestindo a camisa número sete do Comercial “, lembrou Copeu.

Imprensa cita a surpreendente vitória do Comercial sobre o Santos de Pelé. Foto: Jornal Correio do Estado.

A partida  

Em um jogo movimentado no primeiro tempo, ambos os clubes foram ao ataque para  delírio dos campo-grandenses presentes no Estádio do Morenão. Segundo um material resgatado pelo blog História do Futebol, relatou que o Comercial adotou um esquema cauteloso, com marcação pesada no Pelé.  

O gol e o delírio …. 

O único gol da partida foi aos 43 minutos do primeiro tempo em cobrança de escanteio. Copeu cruzou na área. Búfalo Gil saltou mais alto do que os defensores santistas e cabeceou no Ângulo superior esquerdo do goleiro Cejas, levando o público ao delírio.  

Arquivo: Jornal Correio do Estado.