Search
Picture of Informativo

Informativo

Síndrome respiratória mata mais seis em MS e número de vítimas chega a 502 no ano

Picture of Informativo

Informativo

Reprodução / Foto: Arquivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Casos incluem de Influenza e Covid a vírus não identificados

No período de uma semana, seis pessoas morreram vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso do Sul, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quarta-feira (6).

Desde o início do ano, o Estado soma 502 mortes.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica.

As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, Covid-19, bactérias, fungos e outros agentes.

Dentre as mortes confirmadas na última semana, uma foi por Influenza B. A vítima era um bebê de 3 meses, do sexo feminino, residente em Aquidauana, que tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica.

Do total de mortes, segundo o boletim, 268 tiveram agente etiológico identificado, 230 foram por SRAG não especificado e 4 aguardam classificação final.

Além dos óbitos, foram confirmados 5.826 de síndrome respiratória em Mato Grosso do Sul desde o início do ano, sendo 144 apenas na última semana.

Campo Grande é responsável por 41,2% dos casos confirmados, sendo 2.403, e concentra a maioria das vítimas, com 219 óbitos.

Na sequência, aparece Corumbá, com 476 casos e 10 mortes. Ponta Porã fica em terceiro com maior número de casos, 365, mas tem mais vítimas, sendo 42.

As crianças são o grupo mais vulnerável, com 30,6 dos casos confirmados sendo pessoas com idades entre 1 e 9 anos e 26,6% em bebês com menos de 1 ano.

As mortes, no entanto, ocorrem com maior frequência entre os mais velhos, principalmente na faixa etária acima de 80 anos (27,7%).

Vacinação

Até domingo, a Prefeitura de Campo Grande está com plantão de vacinação com objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município. São aplicados todos os imunizantes que fazem parte da rotina de vacinação, incluindo a Influenza.

Nesta sexta-feira (8), ponto facultativo em Campo Grande, o plantão de vacinação será nas unidades de saúde UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto e USF Moreninhas, das 7h às 17h.

Já no sábado (9), mais três unidades de saúde irão participar da força-tarefa. São elas a UBS Caiçara, UBS Coronel Antonino e USF São Francisco., também das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.

Além disso, em ambos os dias haverá postos volantes de vacinação, a partir das 10h, nos shoppings Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês.

No domingo, as unidades de saúde não abrem, mas haverá imunização nos shoppings, sendo das das 11h às 19h no Norte Sul e das 10h às 17h no Bosque dos Ipês.

Com a informação o Correio do Estado.