a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

Ministro lança em MS linhas de crédito para mulheres empreendedoras e para a irrigação

Picture of Informativo

Informativo

Ministro Waldez Goés em seu discurso - Foto: Valesca Consolaro
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São linhas de crédito criadas para descentralizar os recursos do FCO e assim beneficiar um maior número de pessoas que não tinham acesso antes

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que por quatro vezes foi governador do Amapá, participou na manhã desta terça-feira (29) da Caravana da Sudeco para o lançamento de três ações: o Pacto Pela Governança das Águas, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Mulher Empreendedora, além da liberação de linhas de crédito específicas para produtores de Mato Grosso do Sul executarem projetos de irrigação agrícola. 

Tanto o FCO Mulher quanto o FCO da Irrigação, conforme o ministro, são linhas de crédito criadas para descentralizar os recursos do Fundo Constitucional do Centro Oeste e assim beneficiar um maior número de pessoas, já que em anos anteriores, segundo ele, praticamente todo o dinheiro era liberado a grandes empresas.

FCO Mulher 

De acordo como a ex-deputada Rose Modesto, que comanda a Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), à qual o FCO é vinculado, Mato Grosso do Sul tem ainda em torno de R$ 200 milhões para serem liberados neste ano e parte deste dinheiro será destinado exclusivamente para atender projetos comandados por mulheres, sem precisar o quantitavivo exato.
 
Ainda de acordo com ela, no FCO Mulher as beneficiadas terão prazo maior quitar os financiamentos e os juros serão de 9% ao ano, sendo que algumas linhas de crédito do Fundo são de até 14% ao ano. 

FCO Irrigação 

Conforme Waldez Góes, no Brasil são irrigados  em torno de 8 milhões de hectares, mas existe potencial para até 55 milhões. Por isso é que está sendo lançada uma linha de crédito específica, com juros mais atrativos que aqueles praticados pelo sistema bancário. 

Segundo ele, mal o projeto foi lançado e o primeiro contrato para irrigação já foi assinado no Estado, sem citar o valor ou em qual município. 

Pacto da Água

O Pacto pela Governança da Água visa fortalecer a relação institucional entre estes entes, aumentando a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.

O Pacto visa ainda consolidar o panorama das ações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com o estado de modo que seja possível o planejamento, acompanhamento e fortalecimento destas ações, refletidas na melhoria da gestão integrada dos recursos hídricos.

Sobretudo, conforme ressaltado pelo ministro Waldez, a água para todos tornou-se um novo eixo do Novo PAC. 

Entre os objetivos inclui-se, aprimorar a integração da gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas de atuação compartilhada entre União e Estado; melhorar e harmonizar a regulação dos serviços de saneamento; bem como aprimorar os mecanismos de gestão, operação e manutenção da infraestrutura hídrica.

Caravana da Sudeco 

A Caravana da Sudeco começou nesta segunda-feira (28), no Mercadão Municipal de Campo Grande, oferecendo atendimentos com orientações aos pequenos e médios empresários, produtores rurais e agricultores familiares com intuito de facilitar o acesso às linhas de crédito da Autarquia. A Caravana passará também pelas capitais de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. 

No primeiro dia da Caravana, de acordo com Rose Modesto, cerca de 200 novas operações de crédito foram assinadas em Mato Grosso do Sul e praticamente todas foram para pequenas empresas.

Com a informação o Correio do Estado.

Siga nossas Redes Sociais