a

Campo Grande Post

Search

Tecnologia e monitoramento avançado fortalecem combate a incêndios no Pantanal

Picture of Informativo

Informativo

Roupas e botas possuem tecnologia de resfriamento - (Fotos: Bruno Rezende)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul tem utilizado tecnologia de ponta para monitorar e preservar os biomas do Pantanal e do Cerrado no estado, a fim de combater incêndios florestais com eficiência.

Através do uso de drones, equipamentos de proteção individual especializados, como roupas e botinas resistentes às chamas, monitoramento via satélite por meio de parcerias com a Nasa (Agência Espacial Americana), Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, os bombeiros têm aprimorado sua atuação de forma mais precisa e qualificada, visando prevenir e mitigar os danos causados pelos incêndios florestais.

“A tecnologia da informação é uma parte fundamental do nosso trabalho. Atualmente, tudo está integrado, tornando-nos cada vez mais eficazes no combate aos incêndios. Na fase de prevenção, já monitoramos o clima, as condições e o ambiente. No Corpo de Bombeiros, temos um núcleo de geoprocessamento de dados e monitoramento 24 horas por dia, além de outras tecnologias embarcadas. Nossas equipes saem equipadas com drones e computadores, o que nos proporciona uma visão ampla do incêndio antes de irmos para o campo. Essa tecnologia está aprimorando cada vez mais o nosso serviço”, afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

Conteúdo retirado da A Critica.

Siga nossas Redes Sociais