a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

MS é destaque nacional por políticas públicas para LGBTQIA+

Picture of Informativo

Informativo

Parada LGBTQIA+ em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O status rendeu ao estado o 2º lugar no Prêmio Atenas de Políticas Públicas 2022, entregue nesta quinta-feira (9) na sede do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em Brasília

O status rendeu ao estado o 2º lugar no Prêmio Atenas de Políticas Públicas 2022, entregue nesta quinta-feira (9) na sede do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em Brasília. Em terceiro lugar está o Espírito Santo. Já os estados com os piores patamares são Rondônia, Roraima e Tocantins.

Mato Grosso do Sul se destacou pela estrutura do órgão gestor, o Conselho Estadual e do Programa Estadual de Cidadania LGBT+. O diagnóstico foi realizado no período de 2020/2022.

“MS hoje está grande, nacionalmente e nossa luta pelo enfrentamento a violência LGBTfobica que nos atinge todos os dias, deve seguir com mais afinco, e a promoção da cidadania LGBT+. Vidas LGBT+ importam”.

Leonardo Bastos, ex-subsecretário Estadual de Políticas LGBT+ e diretor-presidente da Casa Satine.

O Programa Atena é uma aliança de diversas entidades que monitora políticas públicas para essa parcela da população. Segundo pesquisa do Atenas, o combate à discriminação contra a população LGBTQIA+ esbarra na falta de comprometimento dos governos locais. Das 27 unidades da Federação, 19 não têm um plano ou programa específico para esta população.

Ranking dos estados com melhores políticas públicas para LGBT´s. (Foto: Reprodução)

Desafios

Em 2022, o Brasil registrou 256 mortes de LGBTQIA+, segundo dados coletados pelo GGB (Grupo Gay da Bahia). Do total, 242 morreram por homicídio e outras 14 por suicídio. Mato Grosso do Sul ficou em 14º lugar no ranking de vítimas, com 8 mortes. No entendimento de ativistas, mais informação e punição rigorosa contra os crimes de homofobia são a solução para evitar novas vítimas do preconceito.

Conteúdo retirado do Primeira Pagina.

Siga nossas Redes Sociais