a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

Hemosul sofre com estoques em níveis críticos

Picture of Informativo

Informativo

Hemosul sofre com falta de doadores. - Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Baixa procura tem sido principal responsável pela falta de abastecimento em estoques

Com estoques de sangue em nível baixo no Hemosul, o Coordenador de Campo Grande faz apelo aos doadores para comparecem ao hemocentro e realizar a doação. Principal distribuidora de sangue dos hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul, o Hemosul Coordenador opera com estoques do tipo O+ em estado crítico nesta sexta-feira (06).

Além do tipo O+ em estado crítico, o tipo O- está em situação de emergência, os estoques do tipo A- estão razoáveis e os do tipo B- em nível mediano, por isso doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos.

Para doar é preciso atentar-se às regras, apresentar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue.

Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19, devem esperar no mínimo 30 dias para voltarem a doar sangue. Quem tomou a vacina, é necessário observar o período conforme a dose recebida, Coronavac o prazo é de 48 horas e Pfizer, Astrazeneca e Janssen, o prazo é de 7 dias.

De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

Foto: Divulgação/Hemosul

Conteúdo retirado do O Estado.

Siga nossas Redes Sociais