A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de ônibus e em unidades de saúde.
Estes eram os dois locais onde o uso do item de proteção contra a Covid-19 e outros vírus permanecia obrigatório na Capital.
Decreto que torna o uso de máscara facultativo foi publicado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Município.
No dia 18 de agosto, o Consórcio Guaicurus pediu à prefeitura que retirasse a obrigatoriedade das máscaras no transporte alegação.
A alegação do Consórcio é de que há dificuldade de controle, por parte dos motoristas, dos passageiros que não querem usar o item.
Além disso, o pedido levou em conta decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que liberou o uso de máscaras em aeroportos e aviões na semana passada.
Para se manifestar sobre o pedido, foram feitas análises da situação epidemiológica da Covid-19 na cidade.
Conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde apontou que houve redução expressiva no número de casos graves e internações pela doença.
Também foi levada em consideração a cobertura vacinal, que chegou, no dia 21 de agosto, a 84,86% da população total com a primeira dose; 79,42% da população com duas doses ou dose única e 40,71% da população com 18 anos ou mais com dose de reforço.
Desta forma, foi decretado que, nos locais onde ainda era obrigatório, o uso da máscara passa a ser facultativo, em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado.
O uso de máscara continua sendo recomendado para pessoas com comorbidades, como cardiopatias, diabetes, imunossuprimidos, oncológicos, com obesidade mórbida; idosos em instituições de longa permanência e pessoas com sintomas respiratórios.
A nova medida já está em vigor.
Máscaras
Em março deste ano, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em lugares fechados da Capital, mas o uso se manteve, até hoje, para o transporte público e rodoviário e unidades de saúde.
O uso de máscaras passou a ser obrigatório nos ônibus em Campo Grande em abril de 2020, quando o então prefeito, Marcos Trad (PSD), assinou decreto oficializando o uso obrigatório.
Os usuários do serviço do Consórcio Guaicurus só poderiam embarcar se estivessem usando máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras.
No Estado, decreto que tornou facultativo o uso de máscaras nos ambientes fechados foi publicado no dia 10 de março deste ano.
Para ambientes externos, o uso da máscara não é obrigatório desde 3 de novembro de 2021 no Estado.
Os municípios, no entanto, têm autonomia para decidir se mantém o item obrigatório ou não.
Além de Campo Grande, na última quarta-feira (24), a Prefeitura de Dourados tornou facultativo o uso de máscaras faciais em qualquer ambiente da cidade, seja ele aberto ou fechado.
Conteúdo retirado do Correio do Estado.