Search
Picture of Informativo

Informativo

Mandetta pode ser voto útil contra bolsonarismo

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Bastidores já sinaliza a desistência de pré-candidatos ao Senado e caciques partidários querem lançar o ex-ministro como voto útil contra Tereza Cristina e Tucanos

É inegável que o ex-ministro da República, Luiz Henrique Mandetta, é hoje uma das personalidades políticas mais fortes em nível Brasil. A frente do Ministério da Saúde conquistou um espaço caloroso no coração dos brasileiros por enfrentar de frente o negacionismo pregado por bases bolsonaristas e até pelo próprio Presidente.

A saída de Mandetta do Ministério foi um marco de coragem para que outros ministros insatisfeitos com as irresponsabilidades do Presidente, também pedissem o ‘boné’ e um a um foram se retirando de suas pastas. Dentre os ministros tiveram a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, a saída também do lunático ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo, além de após Mandetta a saída de mais dois Ministros da Saúde sendo um deles o desastroso Pazuello e um fracasso total no Ministério da Educação que colecionou os mais bizarros ministros.

Essa notoriedade que o ex-ministro manteve está sendo uma enxaqueca daquelas para a ex-ministra do Presidente, Tereza Cristina. Após ter ‘limpado o tabuleiro’ e junto aos tucanos terem ‘comprado’ diversos partidos para não ter opositores, a mesma agora se depara com um adversário muito forte. Após o nome de Mandetta, mesmo sem iniciar a campanha, aparecer colado na ex-ministra fez balançar as certezas de Tereza Cristina a vaga do Senado.

Já se borbulha nos bastidores que diversos caciques partidários estariam dispostos a apoiam a candidatura de Luiz Mandetta, como uma forma de retaliação a forma em que Tereza conduziu a sua candidatura. Muito se deu pelo fato da ex-ministra e o atual governador Reinaldo Azambuja, passar por cima dos partidos e acharem que poderiam vencer por W.O. Essa atitude fez que os dois ganhassem grandes rivais nessas eleições e o nome de Mandetta pode consolidar essa rasteira nos planos da ex-ministra e do governador apostando na força bolsonarista para eleger seu sucessor, Reinaldo contou com Tereza Cristina e prometeu a mesma a sua eleição tranquila para Senado, só que o fato de não terem combinado com os bolsonaristas se resultou em um motim da base, onde a ministra foi até vítima de ataques de militantes do Presidente.

E isso desencadeou a chama da oportunidade para alguns caciques partidários organizarem um contra golpe implacável na ex-ministra. O nome de Mandetta já está se propaganda nos bastidores e brevemente deve ser lançado oficialmente a disputa. Dono de uma excelente aprovação ao sair do Ministério da Saúde Mandetta se viabiliza como o voto útil contra o bolsonarismo no Senado de MS.

Após aparecer e emplacar o segundo lugar sem mesmo se anunciar, já se comenta que pré-candidatos ao Senado devam recuar, criando assim um bloco hegemônico de apoio ao ex-ministro. Tamanha força tem preocupado Tereza Cristina que a sua candidatura já pode recuar, após anúncio do Blog do Alípio, o presidente Bolsonaro e aliados querem que a ex-ministra venha concorrer como vice do Presidente.

Nessa atual conjuntura o candidato ao Senado poderia ser Capitão Contar, já que o governador do estado e a ex-ministra tem a missão de colar o nome de Eduardo Riedel, aos bolsonaristas. Esse acordo colocaria ainda mais em evidência a disputa do ‘nós contra eles’ e fortificaria ainda mais o nome de Mandetta nessas eleições. Segundo fontes, até o próprio Juiz Odilon pode recuar da sua candidatura para pavimentar ainda mais a campanha do ex-ministro.

O fato é que nenhum pré-candidato conseguiu bater Tereza e provavelmente não venceriam o Capitão Contar. Porém se analisarmos um cenário sem alguns pré-candidatos a força anti-bolsonarista pode ser a chave para vencer tanto Tereza quando Contar. Essa é a aposta do ex-ministro e de caciques partidários como resposta as atitudes de Tereza Cristina e Reinaldo Azambuja.