Projeto que prevê 129 praças públicas com wi-fi em todo o Estado se reúne nesta semana
O projeto da Infovia Digital, que promete interligar os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com mais de 7 mil km de fibra ótica, foi assinado hoje pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
O contrato será gerido por 30 anos pela empresa Sonda Brasil, vencedora do leilão para implantação da Infovia Digital no Estado.
Conforme a prestadora de serviços, o projeto deve entrar em vigor em sete meses.
O projeto, orçado em R$ 2,29 milhões mensais, prevê redução dos custos dos serviços com internet por parte das prefeituras, bem como estima o aumento da velocidade dos serviços ofertados.
As melhorias vizam otimizar transportes de voz, dados e imagem, que irão interligar os municípios de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais.
Conforme a concessão, um Centro de Operações de Rede será instalado em Campo Grande, com fornecimento de 15 mil equipamentos para ramais de ip e wi-fi gratuito em 119 praças públicas do Estado.
A concessão prevê 1,5 mil pontos de acesso nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para atender órgãos de governo como secretarias, fundações, escolas e universidades estaduais, agências fazendárias, hospitais regionais, estabelecimentos penais, delegacias de polícia, defensorias públicas e procuradorias do Estado.
A concessão prevê a execução de serviços de telecomunicações para todos os órgãos do governo de Mato Grosso do Sul ao longo de 30 anos, em troca de uma contraprestação mensal da administração estadual no valor citado.
“Nossa fábrica é 4.0. Uma central controla a fábrica toda. A equipe está montada e conta com toda a estrutura para que possamos avançar o projeto a partir desta semana, com as primeiras reuniões”, disse em coletiva, Ricardo Scheffer, CEO da Sonda no Brasil.
“Para além das melhorias previstas, conexões nas praças de MS, o recurso possibilitará melhorias na educação local, telemedicina, propondo a ‘pavimentação tecnológica’ do Estado”, destacou Scheffer.
De acordo com o Governador Estadual, Reinaldo Azambuja, “isso muda o Estado de patamar, não é pouca coisa conectar 79 municípios”.
A empresa é o principal integrador de sistemas e provedor de serviços de TI na América Latina, estabelecida em países como Chile, Argentina e Colômbia.
Demais melhorias previstas no projeto
- Transmissão de dados de 4MBps para 30MBps;
- Maior capacidade total de transmissão de dados que passará de 4Gbps para 215 Gbps;
- Expansão da capacidade da rede, possibilitará (videomonitoramento, diagnóstico de imagens médicas, ensino à distância)
- Disponibilização de wi-fi gratuita em 119 praças públicas;
- Banda larga comercial para provedores locais em todos as localidades, (mediante prévia autorização e compartilhamento de receitas com o Estado);
- Rede de fibra óptica de alta capacidade será importante diferencial competitivo para atração de novos investimentos privados;
Anteriormente
O Consórcio Sonda venceu o leilão para a prestação de serviços em Mato Grosso do Sul em março deste ano. Oferta de R $2,29 milhões mensais para a contraprestação do serviço de conectividade no Estado. A oferta foi reconhecida na B3, a bolsa de valores de São Paulo (SP). O deságio foi de 53% do valor previsto (que era superior a R$4 milhões).
Na ocasião, o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, salientou que o projeto levará conexão de alta velocidade a todos os municípios de Mato Grosso do Sul, e irá muito além do serviço prestado às repartições públicas, objeto principal da parceria público-privada. Conteúdo retirado do Correio do Estado.