Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal no público mais jovem, Campo Grande da início nesta segunda-feira (30), a aplicação da dose reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O intervalo deve ser de pelo menos quatro meses após a segunda dose.
Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apontam que cerca de 53,3 mil adolescentes receberam a segunda dose da vacina, o que corresponde a 80% dos 66.395 jovens desta faixa etária que tomaram a primeira dose.
Em nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, foi determinado que a vacinação deve ser feita preferencialmente com o imunizante da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. A Coronavac também pode ser usada se houver disponibilidade.
Vale ressaltar que ambos os imunizantes são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essa faixa etária. A recomendação também é validada para adolescentes gestantes e puérperas.
Cronograma
A vacinação contra a Covid-19 está disponível para todos os públicos em mais de 40 pontos da Capital. A primeira e segunda dose está disponível a pessoas com 12 anos ou mais e crianças de 5 a 11 anos que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis. Na ausência dos pais ou responsável legal, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento assinado junto a um documento oficial com foto e carteira SUS da criança.
Simultaneamente ocorre a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac, para receber a vacina é necessário atentar-se ao período indicado na carteira de vacinação.
Além dos adolescentes, a aplicação da dose reforço segue aberta a pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2° dose (Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac) ou a 1° dose da Janssen.
O calendário prevê ainda a aplicação da 4° dose a quem tem acima de 50 anos, pessoas com 18 anos ou mais que possuem alto grau de imunossupressão e profissionais de saúde a partir de 18 anos que receberam a 3° dose até há quatro meses.
Vacinômetro
Em Campo Grande, 723,9 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 79.984% de toda a população. Desse total, 685,1 mil receberam a segunda dose, 368,3 mil a terceira e 84,7 mil a quarta. Ao todo foram aplicadas aproximadamente 1,8 milhão de doses.
Onde se vacinar?
Segunda a sexta-feira
Clínica Escola UFMS – 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Unidades de saúde – 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Anhanduizinho
USF Jockey Club
USF Anhanduí
UBS Dona Neta
C.F Iracy Coelho
USF Parque do Sol
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Los Angeles
USF Paulo Coelho Machado
Lagoa
USF Coophavilla
USF Batistão
USF São Conrado
USF Antártica
C.F Portal Caiobá
USF Tarumã
USF Oliveira
USF Caiçara
Segredo
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Azaléia
USF Estrela do Sul
USF José Tavares
USF Vila Cox
C.F Nova Lima
UBS Coronel Antonino
Prosa
USF Noroeste
USF Nova Bahia
USF Mata do Jacinto
Imbirussú
USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Slvia Regina
USF Indubrasil
USF Zé Pereira
USF Lar do Trabalhador
UBS Popular
USF Aero Itália
USF Sírio Libanês
USF Ana Maria do Couto
Bandeira
USF Universitário
USF Itamaracá
USF MAPE
UBS Carlota
USF Moreninha
Conteúdo retirado do O Estado.