Diversos estragos foram causados após a tempestade do dia 14 de maio, desde então, órgãos responsáveis têm mediado os estragos
O Governo do Estado declarou, nesta quarta-feira (25), situação de emergência no município de Miranda, após estragos em decorrência da tempestade do dia 14 de maio.
No episódio, um vendaval provocou danos e prejuízos em partes das áreas urbana e rural, atingindo, principalmente, uma comunidade indígena. Foram causados diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta da cidade afetada.
A declaração da situação de emergência foi publicada no Diário Eletrônico Oficial do Estado (DOE-MS).
Conforme levantado pelo governo, os danos e os prejuízos ocorridos em Miranda afetaram, aproximadamente, 423 residências, 2 prédios escolares, 1 estação rodoviária, 1 torre de transmissão, 1 quadra de esporte escolar.
Além disso, afetou diversas vias públicas de partes das áreas rural e urbana, tendo inclusive, levado à interdição de estradas de acesso ao Município.
Com a situação de emergência em vigor, foi o governo autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Sobretudo, foi autorizada a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade.
O objetivo de todas essas questões é de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS).
Os órgãos responsáveis poderão agir entrando nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação dos moradores.
Poderão, também, usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Relembre
Como noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, foram deixados estragos como a destruição da cobertura do posto de combustível Arara Azul, localizado no km 584 da BR-26.
Além disso, árvores foram derrubadas, muitas casas ficaram destelhadas, além de vários pontos de alagamento pelo município.
No dia 15 de maio, o prefeito da cidade já havia decretado estado de emergência, para conseguir mais agilidade nas aquisições e ações emergenciais a fim de ajudar as famílias que sofreram danos causados pelas chuvas.
Para ajudar, foram convocadas equipes de Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Rio Negro, Bodoquena e Aquidauana. Conteúdo retirado do Correio do Estado.