Search
Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Apesar da vacinação contra a gripe avançar, população ainda precisa se proteger 

Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Sala de Imunização (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mesmo com desempenho acima da média nacional, a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Campo Grande ainda enfrenta desafios. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a Capital atingiu 37,65% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários — um índice superior à média brasileira (26,50%) e a de Mato Grosso do Sul (35,17%), mas ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, 219.065 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no município. Destas, 89.607 doses foram consideradas válidas para fins de cobertura, ou seja, destinadas a crianças, gestantes e idosos, públicos mais vulneráveis às complicações da doença. Somente entre os idosos, foram aplicadas 69.323 doses, seguidas por 19.494 em crianças e 790 em gestantes.

No fim de semana, a SESAU realizou diversas ações pela cidade, e em especial no Shopping Bosque dos Ipês, a vacinação resultou na aplicação de 1.072 doses. Apesar da adesão considerada tímida, a iniciativa cumpriu o objetivo de ampliar o acesso à vacina em locais de grande circulação. A vacinação também ocorreu em três escolas da Capital e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Tiradentes. Os dados do fim de semana ainda são parciais.

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, o esforço para alcançar a meta de cobertura continua sendo prioridade. “Cada dose aplicada representa uma barreira contra a propagação do vírus e uma chance de proteger a vida. Nossos números estão acima da média nacional e estadual, mas ainda não atingimos o ideal. Contamos com o apoio da população para mudar esse cenário”.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, reforça a importância de buscar a imunização nas unidades de saúde. “A gripe pode evoluir para casos graves, principalmente em crianças pequenas, idosos e gestantes. A vacina é segura, gratuita e está disponível em 74 USFs espalhadas por toda a cidade”.

A vacinação contra a Influenza continua disponível em todas as 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande. Três delas — USF Jardim Los Angeles, USF Jardim Noroeste e USF Universitário — oferecem atendimento em horário estendido, com aplicação de vacinas até às 22h30.

A Secretaria reforça que as vacinas continuam sendo uma das principais ferramentas de prevenção em saúde pública, e que tomar a vacina contra a gripe é um gesto de cuidado coletivo.

Além da vacinação, atitudes simples continuam sendo fundamentais para conter a propagação do vírus respiratórios:

  • ·         Lavar as mãos com frequência;
  • ·         Usar máscara ao apresentar sintomas gripais;
  • ·         Evitar aglomerações.
  • ·         E ficar atento aos sinais de alerta, como febre persistente e dificuldade para respirar.

Com a mudança de estação, aumenta a circulação de vírus respiratórios, e a vacinação é essencial para proteger as pessoas mais vulneráveis e evitar aumento de casos nos serviços de saúde. A vacina é trivalente (contra a Influenza), protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.