Search
Picture of Informativo

Informativo

População de Inocência deve triplicar no pico das obras de indústria

Picture of Informativo

Informativo

Autoridades no evento da Arauco (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com pouco mais de 8 mil habitantes, Inocência – distante 330 km de Campo Grande, era apenas uma pequena cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Mas, está vivendo um boom com a chegada da indústria de celulose da Arauco, que promete triplicar o número de pessoas na cidade.

Desde que iniciou a fase de terraplanagem, em junho de 2024, a cidade já ganhou 4,8 mil novos moradores. São trabalhadores distribuídos em 2,8 mil trabalhadores na construção da unidade industrial e 2 mil na área florestal.

O pico de obras deve acontecer em 2026, quando a população pode chegar a 32 mil pessoas. Após a inauguração, prevista para 2027, a expectativa é que o número de habitantes flutue entre 18 mil a 22 mil moradores em Inocência.

“Nossa princesinha da costa leste caminha a passos longos para ser a rainha da costa leste”, disse o prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos, conhecido como Toninho da Cofap.

Inocência (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pedra fundamental

Nesta quarta-feira (9), a Arauco lançou a Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em Inocência, com presença de diversas autoridades, entre elas o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSD). A indústria chilena promete investir US$ 4,6 bilhões na planta de MS.

Ao final das obras, a unidade terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas anuais de celulose de fibra curta e ocupará uma área de 3.500 hectares, localizada a 50 quilômetros do centro da cidade, próxima ao Rio Sucuriú.

A indústria também afirma investir em sustentabilidade. Entre as ações, estão R$ 85 milhões no Plano Estratégico Socioambiental (PES), voltado para melhorias em educação, saúde, segurança e infraestrutura. E capacidade de geração de energia superior a 400 megawatts (MW), sendo metade utilizados anteriormente e o restante destinado ao mercado de energia.

O presidente da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras, destacou que a Arauco também trabalha em soluções logísticas para trazer eficiência para o abastecimento da planta e para a distribuição dos produtos para os clientes ao redor do mundo. Isso será feito através da construção do 47km de ferrovia, que ligara a fábrica a uma ferrovia já existente, e a criação de um terminal.

Agendas em Inocência

dia começou com o lançamento do aeródromo de Inocência, por volta de 8h, com as autoridades estaduais. Esta é a primeira pista de pouso e decolagem do município.

A agenda também incluia um passeio por Inocência antes da chegada de Alckmin e a visita na vila da Arauco. A inauguração da Funtrab do município foi realocada para o período da tarde.

A obra do aeródromo foi de responsabilidade da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e o local recebe o nome de Maria Campos Maciel em homenagem à doadora das terras onde foi construído.

Derick Machado, Superintendente de Logística da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de MS) afirma que a obra está inaugurada com a pista, mas ainda não está aberta para o tráfego aéreo.

Recentemente, o Governo de MS aditivou o contrato com a empresa Avance Construtora LTDA, responsável pelas obras no local.

Com a informação o Midia Max.