A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), foi eleita vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. A decisão dos parlamentares é desta quinta-feira (13).
O senador por MS, Nelsinho Trad (PSD), preside a Comissão. “Um espaço importante para o debate e a defesa dos interesses do Brasil em um cenário global desafiador”, disse Tereza.
Entre as pautas previstas para 2025, destacou “as mudanças no comércio internacional, a democracia e os conflitos em diferentes partes do mundo”.
“Também seremos responsáveis por sabatinar os embaixadores que representarão o Brasil no exterior. A política externa é um tema que venho estudando e acompanhando de perto nos últimos anos”, afirmou a parlamentar.
Brasil vulnerável
Nesta quinta-feira (13), o presidente da Comissão comentou sobre a comercialização globalizada. “Brasil não pode mais se dar ao luxo de reagir de forma desarticulada às mudanças no comércio global”, disse Nelsinho.
Assim, afirmou que “precisamos de estratégia e antecipação”. Destacou que “Mato Grosso do Sul tem um potencial extraordinário, mas sem uma política comercial bem definida, ficamos vulneráveis”.
Ademais, comentou sobre a reunião da Comissão nesta terça. “Reunimos hoje, na CRE, ex-presidentes da comissão para um grande debate sobre os desafios do Brasil no comércio global. Saímos com propostas: criação de um conselho consultivo, uso da Abin para inteligência estratégica e uma subcomissão para a #COP30″, disse.
Por fim, destaca-se que a iniciativa desta reunião foi para alinhamento das estratégias para o Brasil em um cenário global cada vez mais instável, marcado pelo protecionismo norte-americano e disputas comerciais.