Search
Picture of Informativo

Informativo

Saúde aprova Plano de Contingência para Arboviroses em MS

Picture of Informativo

Informativo

Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A secretaria de estado vai coordenar as ações de implementação junto aos municípios

A Secretaria Estadual de Saúde aprovou o Plano de Contingência Estadual para Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) para o biênio 2025/2026, em Mato Grosso do Sul. O documento detalha ações de monitoramento das doenças.

A resolução SES n° 344, publicada no diário oficial desta quarta-feira (26), considera a necessidade de estabelecer diretrizes e estratégias para o enfrentamento das arboviroses no Estado.

O Plano de Contingência tem por objetivo estruturar as ações e medidas a serem adotadas pelos órgãos do Estado e, com caráter norteador e suporte aos Municípios, estabelecendo estágios operacionais conforme o cenário epidemiológico das arboviroses, considerando indicadores estratégicos e a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

A secretaria de estado vai coordenar as ações de implementação junto aos municípios. Detalhes do plano podem ser conferidos aqui.

Duas mortes por dengue em MS

Mato Grosso do Sul confirmou a segunda morte por dengue em 2025. As duas vítimas foram registradas em fevereiro, sendo a primeira de Inocência e a segunda de Nova Andradina.

Conforme Painel de Monitoramento de Arboviroses, Mato Grosso do Sul tem 1.074 casos confirmados de dengue em 2025 e outros 3,1 mil prováveis. Apesar de em crescimento, o número de casos confirmados este ano é menor do que no mesmo período do ano passado.

Ainda não há detalhes sobre a vítima de Nova Andradina. Selvíria é o município com mais casos confirmados de dengue em 2025, sendo 169 positivos este ano. Seguido de Três Lagoas com 72 casos e Chapadão do Sul com 60 casos.

Conteúdo retirado do Midia Max.