Search
Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Vereador convoca Audiência Pública para discutir criação do Conselho Tutelar da Pessoa Idosa

Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Há 10 anos, Mato Grosso do Sul lidera ranking de maior taxa de violência contra idosos - Foto: EBC
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Proposição do vereador Ronilço Guerreiro, a Câmara Municipal de Campo Grande recebe no próximo dia 14 de março, às 9h, uma Audiência Pública para discutir a criação do Conselho Tutelar da Pessoa Idosa. A ideia de Guerreiro é iniciar um debate para que a iniciativa seja base para o projeto de lei com a mesma temática por ele já apresentado.

De acordo com a justificativa para a Audiência, o encontro tem como objetivo ampliar a rede de apoio e garantir que os idosos tenham mais voz, respeito e políticas públicas voltadas às suas necessidades. O Conselho será um passo fundamental na construção de estratégias que assegurem direitos e promovam a atenção integral a essa parcela da população.

Serão convidados para compor a mesa de autoridades representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa, como Assembleia Legislativa, prefeitura de Campo Grande, secretaria municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; Ministério Público Estadual; Vara de Proteção ao Idoso; além de toda bancada federal.

“Nossa população está envelhecendo e precisamos pensar no futuro, por isso esse encontro se faz necessário e espero um debate enriquecido por depoimentos e relatos de experiências pessoais, trazendo uma perspectiva real das demandas e desafios enfrentados por essa população”, ressaltou o vereador.

A criação do Conselho Tutelar da Pessoa Idosa é uma iniciativa inovadora, que tem sido exemplo para outros municípios, e que visa fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, garantindo maior proteção e assistência aos idosos, principalmente em situações de risco ou vulnerabilidade. O evento é aberto ao público e representa uma oportunidade para que a população contribua ativamente na construção de políticas públicas voltadas à terceira idade, promovendo uma cidade mais justa e inclusiva para todos.