Senadora estaria em dúvida sobre quem escolher para concorrer ao pleito em 2026
Com a eleição para prefeitos concluída, o Partido Progressista já direciona seu foco para o próximo pleito. A vice-presidente nacional do partido, senadora Tereza Cristina, é vista como potencial candidata à presidência e também como favorita para ocupar a vice em candidaturas de centro/direita. Além disso, ela já trabalha nas possíveis candidaturas do partido no Estado.
Nesta corrida, que já começou, dois nomes se destacam na preferência do partido. A senadora anunciou à reportagem, antes mesmo do fim da última eleição, que a única certeza para a próxima eleição era que ela iria buscar um candidato ao Senado.
O anúncio agitou o Partido Progressista e aqueles interessados em concorrer com o apoio da senadora, que demonstrou sua força ao ajudar na eleição de Eduardo Riedel (PSDB) e consolidou-se como liderança ao reeleger Adriane Lopes (PP). Agora, dois nomes se destacam para receber o apoio da senadora.
A reportagem apurou que o deputado federal Luiz Ovando (PP) e o secretário de Infraestrutura de Campo Grande, Marcelo Miglioli, são os mais cotados para se candidatarem ao Senado.
Ovando é um dos líderes do partido no Estado, ao lado de Tereza Cristina, e já manifestou interesse em concorrer. Miglioli, por sua vez, se aproximou da senadora durante a campanha de reeleição de Adriane Lopes, onde atuou como coordenador de campanha. O sucesso dessa parceria o colocou como uma opção para a próxima eleição.
Miglioli já concorreu ao Senado pelo PSDB em 2018, quando duas vagas estavam em disputa, assim como será em 2026. Naquela ocasião, com o apoio do então governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ficou em quarto lugar, com 347.861 votos (15,07%). Foram eleitos Nelsinho Trad (PSD), com 424.085 votos (18,37%), e Soraya Thronicke (PSL), com 373.712 votos (16,19%).
Quem também aparece na lista, mas como uma alternativa menos provável, é o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), que também está interessado, caso conte com o apoio de Tereza Cristina. Ele tem a seu favor a boa relação com grande parte dos deputados estaduais.