Search
Picture of Informativo

Informativo

Falta de mão de obra é desafio para setor empresarial

Picture of Informativo

Informativo

Setores reclamam da falta de mão de obra.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Painel “O Futuro do Capital Humano em Mato Grosso do Sul” debateu soluções para empresas que buscam mão de obra qualificada

O painel “O Futuro do Capital Humano em Mato Grosso do Sul” debateu os desafios em relação à mão de obra no estado durante o Fórum Amcham Avança.

Participaram do bate-papo a gerente de Gente e Gestão da Suzano, Angela Santos; a diretora-presidente da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), Marina Dobashi; e o gerente de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Paulo Nogueira.

Atualmente, a Funtrab tem 5.300 vagas abertas em 35 municípios. Segundo Marina Dobashi, o crescimento de postos de trabalho vagos tem relação com a grande quantidade de empreendimentos chegando ao estado. “A cada bilhão [de investimento] anunciado, são mil vagas abertas”.

A diretora-presidente da Funtrab destacou que o objetivo da Fundação é levar a educação profissional para as escolas. “Hoje se fala de profissionalização muito tarde. A ideia é chegar às escolas a partir da 6ª série. Assim, o aluno chegaria no ensino médio sabendo o que quer fazer”.

Paulo Nogueira destacou que o Grupo Pereira utiliza a formação interna para suprir a carência de mão de obra. “O funcionário pode entrar sem saber nada. Lá dentro [da empresa] a gente forma ele”.

A Suzano seguiu a mesma linha, mas agora enfrenta outro desafio. “A gente fez todos esses cursos de capacitação, temos essas pessoas hoje na nossa operação, e agora o nosso desafio daqui para frente é reter essa operação e continuar fazendo esse desenvolvimento”, afirmou Angela Santos.

Angela Santos, Marina Dobashi e Paulo Nogueira participaram do painel | Foto: Duda Schindler/CBN CG