Neste sábado (31), no programa CBN Agro, Davi Köhntopp, pesquisador da Basf, apresentou soluções inovadoras para o controle de doenças na cultura da soja, como a ferrugem asiática.
Davi explicou como a inteligência artificial (IA) pode transformar o manejo agrícola, oferecendo suporte decisivo ao produtor.
Durante a entrevista, ele destacou a tecnologia Xarvio®, baseada em inteligência artificial chamada Timing de Aplicação – já disponível para o cultivo do milho desde a última safra e recém-lançada para o plantio de soja – reúne variáveis relacionadas a clima, estádio fenológico da variedade no campo e sua tolerância genética às doenças para recomendar o momento ideal para aplicação de fungicidas.
No entanto, as pragas não são um problema apenas da soja, isso porque também afetam outras culturas como feijão, tomate, batata, algodão, entre outros. De acordo com estudos, o mofo-branco atinge cerca de 30% do território nacional. Ele surge a partir da a ação de um fungo fitopatogênico (Sclerotinia sclerotiorum) habitante do solo.
Mas, a nível de Brasil, o mofo-branco causa perdas econômicas que podem chegar a US$ 1,47 bilhão anuais. A grande preocupação é com a ferrugem asiática, causada por um fungo (Phakopsora pachyrhizi). A praga pode ocasionar perdas de até 100% da lavoura, sendo identificada através do aparecimento de manchas escuras inicialmente no terço inferior da planta.
Pragas
Considerado um grande problema fitossanitário também para outras culturas, como algodão, feijão, tomate e batata, o mofo-branco atinge cerca de 30% do território nacional e surge a partir da ação de um fungo fitopatogênico (Sclerotinia sclerotiorum) habitante do solo. No caso da soja, estima-se que as perdas econômicas alcancem US$ 1,47 bilhão anuais no Brasil. No entanto, a principal doença da soja é a ferrugem-asiática, identificada pela primeira vez na América Latina na safra 2001/2002, no Paraná. Também causada por um fungo (Phakopsora pachyrhizi), a doença pode ocasionar perdas de até 100% da lavoura, sendo identificada através do aparecimento de manchas escuras inicialmente no terço inferior da planta.