A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul receberá R$ 9,203 milhões para ações de combate aos incêndios florestais, com foco especial na região do Pantanal. A autorização para o empenho da verba foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União. Os recursos são essenciais para enfrentar a estiagem prolongada e as atividades criminosas que têm afetado o bioma.
Os fundos devem ser utilizados dentro de 180 dias após a publicação, e a Defesa Civil deverá apresentar a prestação de contas em até 30 dias após o término do prazo de execução. A maior parte dos valores será direcionada para ações específicas de combate aos incêndios que devastam o Pantanal.
Neste ano, o estado registrou 12.926 focos de incêndio, sendo 8.122 deles localizados no Pantanal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Recentemente, um incêndio atingiu a Serra do Amolar, em Corumbá, destruindo uma área onde 25 mil mudas haviam sido replantadas para recuperação de terrenos afetados em anos anteriores.