Proposta de emenda visando reduzir custos e garantir a continuidade das políticas públicas
Na sessão desta quarta-feira (16) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Junior Mochi (MDB) defendeu a unificação das eleições por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). A proposta visa reduzir os custos eleitorais e evitar a interrupção das políticas públicas devido ao calendário eleitoral intercalado a cada dois anos. Segundo Mochi, essa mudança permitiria uma maior continuidade das obras e serviços públicos.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), também apoiou a ideia, destacando que a unificação das eleições evitaria uma interrupção constante nas gestões do Executivo e do Legislativo. Ele acredita que concentrará todos os votos em um único período eleitoral beneficiário da administração pública, já que os prefeitos, governadores e presidentes não precisariam enfrentar novos processos eleitorais no meio de suas gestões.
Por outro lado, deputados como Zeca do PT e Gleice Jane (PT) se posicionaram contrários à proposta. Eles argumentaram que a realização de eleições em períodos diferentes mantém viva a participação popular nos debates sobre políticas públicas, reforçando a importância do processo democrático. Para eles, votar a cada dois anos é essencial para garantir a proximidade do cidadão com as decisões políticas do país.