Search

Polícia Civil faz perícia em barragem que rompeu no Nasa Park em Jaraguari

Picture of Informativo

Informativo

Imagem mostra rastro de estrago provocado pelo rompimento da barragem de represa localizada em condomínio de luxo em Jaraguari - Foto: PAULO RIBAS
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) voltaram na manhã desta quinta-feira (29) a Jaraguari para fazer a perícia na barragem que rompeu no loteamento de luxo Nasa Park. O incidente aconteceu no dia 20 deste mês.

Detalhes de como será feita a perícia não foram revelados. Além disso, a delegada Gabriela Stainle disse que não há um prazo definido para o término das investigações.

Ainda conforme Stainle, o processo de licenciamento ambiental será analisado. “Iremos investigar se as condicionantes estavam sendo cumpridas e fazer também o levantamento de prejuízos de impacto ambiental”, disse.

No dia 21 deste mês, a polícia deu início às oitivas. O caso do rompimento da barragem foi registrado como crime ambiental. “Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível”, parágrafo 3º do art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1998.

Rompimento da barragem

O rompimento da barragem ocorreu na manhã de terça-feira (20). Com o incidente, água e lama tomaram conta do trecho da BR-163, entre os km 500 e 501. Por isso, o local ficou totalmente interditado nos dois sentidos, até o fim da manhã.

Após o rompimento, a represa secou enquanto casas foram invadidas pela água. Essas residências foram destruídas.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CCR MSVia estiveram no local no dia do incidente.

Com a informação o Midia Max.