Corrida é tradicional realizada anualmente em 26 de agosto e vitória no feminino e masculino foi da mesma equipe; Veja o resultado
O frio com sensação de menos de 10°C que fez no início da manhã desta segunda-feira (26) não foi suficiente para afugentar os participantes da tradicional Corrida do Facho, em Campo Grande. A prova de revezamento, disputada anualmente na data de aniversário de Campo Grande, abriu os festejos de 125 anos da Capital Morena.
A Corrida do Facho tem duas categorias: feminina e masculina. A prova feminina tem um total de cinco voltas – ou cerca de 5 km – e começou às 6h, enquanto os homens correm aproximadamente 10 km, no dobro de voltas da categoria anterior, e teve início uma hora depois, às 7h.
A Associação Desportiva Atletas de Cristo (ADAC) ficou com o primeiro de ambas as categorias. No feminino, o tempo foi de 20m25s, enquanto a equipe masculina terminou o percurso em 34m50s.
Participante da equipe vencedora, Ester Peixoto do Nascimento participou pela primeira vez e explicou que a preparação da equipe consistiu em treinos individuais e conjuntos e ressaltou a tradição da ADAC em subir ao pódio nas edições da Corrida do Facho.
“A ADAC é muito famosa por vencer bastante vezes e, além de ser boa em corrida de rua, também é boa em corrida de pista. A gente está sempre no pódio, mesmo que não em primeiro, em segundo”, disse.
Ela acrescentou que o clima não favoreceu os participantes. “O frio atrapalhou um pouco, estava muito gelado e é mais difícil se aquecer”, disse.
Elenilson Silva, 52 anos, disputou pela equipe masculina, após ficar anos de fora.
“Eu tive o prazer de ganhar em 2000, depois não participei mais, são 24 anos e esse ano eu voltei a participar e como vencedor. Só tenho a agradecer a Deus, a equipe da ADAC e estamos bem feliz com a participação”, relatou.
Sobre o frio, ele disse que tem dois lados, ajudando por ter desgaste menor, enquanto o lado negativo é que é necessário fazer um aquecimento maior para evitar lesões.
Na disputa feminina, completaram o pódio a equipe Turma do Longo, que ficou em segundo lugar, e o Corpo de Bombeiros Militar, que chegou em terceiro.
Já no masculino, o segundo melhor tempo foi da equipe Percurso Livre, seguida pelo Corpo de Bombeiros Militar.
No ano passado, a vitória no feminino foi da Turma do Longo e a do masculino também ficou com a Adac.
A premiação para cada categoria é a seguinte:
Masculina
- 1° lugar – 1 troféu e 13 medalhas de ouro;
- 2° lugar – 1 troféu e 13 medalhas de prata;
- 3° lugar – 1 troféu e 13 medalhas de bronze.
Feminina
1° lugar – 1 troféu e 8 medalhas de ouro;
2° lugar – 1 troféu e 8 medalhas de prata;
3° lugar – 1 troféu e 8 medalhas de bronze
Além da premiação normal, as respectivas equipes campeãs recebem o troféu transitório com base nos seguintes critérios:
- Quem vencer deve colocar o troféu em disputa no ano seguinte
- Fica definitivamente com o troféu transitório, a equipe masculina e feminina que vencer a prova três anos consecutivos ou cinco anos alternados
- Para computar vitórias da equipe de um ano para o outro, a entidade deverá se inscrever com o nome exatamente igual ao anterior, incluindo letras e/ou números.