A Educação será o tema do primeiro debate entre os candidatos na corrida eleitoral pelo comando da prefeitura de Campo Grande. O embate entre os postulantes será promovido pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) amanhã, segunda-feira (dia 19), a partir das 19h.
Na semana passada, a divulgação de dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) pelo MEC (Ministério da Educação) já esquentou a campanha.
A prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição, comemorou os resultados da cidade e frisou que o desempenho da rede municipal foi superior ao da rede estadual. Nesta eleição, ela não conta com o apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB), cabo eleitoral do candidato Beto Pereira (PSDB).
O concorrente tucano, por sua vez, trouxe dados da série histórica do Ideb dos últimos 10 anos para mostrar que a Capital está aquém da meta de eficiência proposta pelo MEC.
No primeiro debate, que acontece no Espaço de Formação e Clube de Campo da ACP, a plateia será limitada, composta por professores representantes sindicais, que estarão devidamente credenciados.
Tradicional no calendário das eleições, o encontro dos candidatos terá transmissão simultânea nas redes sociais da ACP: Facebook, Instagram e Youtube.
Segundo a organização, o debate eleitoral tem como função o exercício da democracia e o objetivo de oportunizar aos postulantes à prefeitura da Capital a oportunidade de apresentarem suas propostas e ouvirem as demandas dos profissionais da educação pública.
“O debate entre os candidatos e candidatas é uma oportunidade para que os professores conheçam e avaliem quais são os projetos e os compromissos de cada um com a educação pública”, diz o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni. “É necessário eleger políticos realmente comprometidos com os anseios da categoria”.
Todos os candidatos presentes receberão um documento contendo as propostas da categoria para a Educação Pública da Reme (Rede Municipal de Ensino). A ACP não divulgou quem serão os participantes.
Em Campo Grande, são oito candidatos: Adriane Lopes (PP), Beto Figueiró (Novo), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Jorge Batista (PCO), Luso de Queiroz (Psol), Rose Modesto (União Brasil) e Ubirajara Martins (DC).