O presidente retorna a Corumbá após 11 anos para avaliar impactos dos incêndios no Pantanal
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), visita o Pantanal em Corumbá nesta quarta-feira (31) onde deverá sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo ao lado de ministros e do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Assim, o presidente da República fará sobrevoo em áreas do Pantanal devastadas por incêndios florestais dos últimos meses. Mais de 607 mil hectares de bioma pantaneiro já foram consumidos pelo fogo neste ano. A comitiva presidencial não deve passar por Campo Grande.
Confira a programação prevista da agenda:
- 07h30 – Partida de Brasília
- 08h00 – Chegada em Corumbá/MS
- 08h30 – Sobrevoo sobre áreas de combate a incêndios (helicóptero FFAA)
- 09h00 – Deslocamento para a base do Ibama/Prevfogo
- 10h00 – Coletiva de imprensa
- Fala do Governador
- Fala dos Ministros
- Sanção da Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
- Fala do Presidente
- Perguntas da imprensa
- 11h00 – Deslocamento aéreo para aeroporto em Corumbá
- 11h30 – Apresentação das aeronaves de combate aos incêndios (Os Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira)
- 12h00 – Partida para Brasília
Conforme apurado, a visita de Lula e do grupo de ministros faz parte da ‘Missão Incêndios no Pantanal’. Além dos ministros, devem participar os governadores de MS e MT, Eduardo Riedel (PSDB) e Mauro Mendes (União Brasil), respectivamente.
A sanção do Projeto de Lei nº 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, é prevista durante a agenda. Além disso, Lula e os ministros devem sobrevoar áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal.
Durante a visita, o Governo Federal também irá dialogar com famílias diretamente atingidas pelos incêndios no Pantanal. Também haverá apresentação de aeronaves de combate aos incêndios. São elas: Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira.
Por fim, o presidente Lula deve fechar pacto interfederativo para o Combate aos Incêndios no Pantanal. Os governos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participam do pacto.
Também devem participar da agenda os deputados federais: Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Rosa Neide (PT-MT). Além dos senadores Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD), Leila Barros (PDT-DF), Fabiano Contarato (PT-ES) e Jorge Kajuru (PSB-GO).
Ministros que podem comparecer:
- Marina Silva (MMA)
- Simone Tebet (MPO)
- Cida Gonçalves (MM)
- Rui Costa (CC)
- Waldez Góez (MIDR)
- Ricardo Lewandowski (MJSP)
- José Múcio (MD)
- Alexandre Padilha (SRI/PR)
- Laércio Delgado (SECOM/PR)
- Carlos Fávaro (MAPA)
- Nísia Trindade (MS)
- Wellington Dias (MDS)
- Paulo Teixeira (MDA)