Search
Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Aliança com o PSDB derrete PL

Picture of Allyson Leguizamon

Allyson Leguizamon

Sigla sofre com desistências de pré-candidatos a prefeito em Mato Grosso do Sul
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Das 40 candidaturas municipais planejadas apenas 10 serão mantidas

A aliança do Partido Liberal (PL) com o PSDB em Mato Grosso do Sul reduzirá o número de candidatos próprios do PL a prefeituras. A previsão no momento é que 75% das candidaturas sejam retiradas para apoiar pré-candidatos do PSDB.

Após assumir a presidência do PL, Tenente Portela passou a discutir as composições feitas pelo ex-presidente estadual, Marcos Pollon, e decidiu fazer alianças com o PSDB em diversos municípios.

As tratativas ainda estão em andamento, mas a tendência é de que, aproximadamente, 10, das 40 candidaturas planejadas por Pollon sejam oficializadas nas convenções dos próximos dias. Como os diretórios municipais são provisórios, o diretório estadual pode refazê-los, realizando as mudanças que desejar.

Após as negociações, já ficou certo que o Partido Liberal vai manter as candidaturas próprias nos municípios de Alcinópolis (Manoel Nunes), Corumbá (Pastor André), Dourados (Gianni Nogueira), Guia Lopes (Dr. Max), Jateí (Odair Pereira), Maracaju (Rovilson Corrêa), Naviraí (Rodrigo Sacuno), Ponta Porã (Pompílio Junior) e Sidrolândia (Rodrigo Basso). Em Paranaíba:, o candidato deve ser Robson Resende, apoiado por João Henrique Catan, que conseguiu aval do diretório nacional do PL.

A reportagem apurou que, pelo menos até o momento, o PSDB não abriu mão de nenhuma das 60 pré-candidaturas já lançada em Mato Grosso do Sul. O partido tem 51 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, enquanto o PL não tem prefeitos no Estado.

O PL passou a discutir alianças com o PSDB recentemente, após acordo de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto com Eduardo Riedel (PSDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que se comprometeram a assumir o partido futuramente em Mato Grosso do Sul. Pelo acordo, Reinaldo concorrerá ao Senado pelo PL no Estado, com possibilidade de Riedel também se filiar.