Lincoln veio a óbito em 2021, em decorrência de um infarto enquanto dormia
Na última sexta-feira (28), o governador Eduardo Riedel assinou o decreto de Lei nº 6.267, que institui o Dia Estadual do Reggae a ser comemorado, anualmente, em 1 de julho. A data foi escolhida em homenagem a Lincoln Gouveia, nascido em 1 de julho de 1983.
Lincoln Gouveia foi um dos maiores nomes do reggae no estado. Publicitário e vocalista da banda CanaRooots, Lincoln foi o idealizador da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul (ARMS), fundada em 2018 para promover e difundir a cultura do reggae no estado.
Diego Manciba, fundador do Bloco do Reggae e presidente da ARMS, pontua que datas comemorativas como essa ajudam na valorização da cultura e no reconhecimento da comunidade.
“São quase 30 anos de história aqui na nossa cidade e no nosso estado da cultura reggae. Tem a ver com a valorização dessa expressão artística e a inclusão também, por ser um estilo marginalizado muitas vezes, faz parte da cultura periférica, de rua, negra. Enfim, é importante dar essa valorização, visibilidade e inclusão social para esse estilo, essa cultura que a gente vive”.
Rasdair da Mata, radialista e um dos pioneiros do movimento reggae no estado, explica que o gênero é uma forma de luta de populações marginalizadas e relembra do amigo Lincoln como um artista que transmitia a positividade em suas músicas.
“Ele [Lincoln] achava que podia contribuir para construir uma sociedade mais igualitária para todos, simplesmente injetando música e amor entre as pessoas. A criação do Dia Estadual do Reggae, tem esse compromisso de manter viva essa ideia manifestada pelo Lincoln e agora materializada em forma de lei”.
Memórias do Reggae
Além do Dia Estadual do Reggae, em 26 de abril foi instituído como Dia Municipal do Reggae a data de 17 de junho. A escolha também foi em homenagem a Lincoln Gouveia, que faleceu em 17 de junho de 2021, aos 37 anos, em decorrência de um infarto enquanto dormia.
A comemoração nacional do Reggae acontece em 11 de maio. A data foi instituída por lei federal em 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano Bob Marley, que morreu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos.
Já o Reggae Day, ou Dia Internacional do Reggae, é comemorado também em 1 de julho. A primeira comemoração ocorreu em 1994, quando Andrea Davis criou um festival, inspirada pelo discurso de Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica em 1991, com o marido Nelson Mandela logo após a sua libertação da prisão. Na ocasião, Winnie falou do poder do reggae para inspirar as pessoas da África do Sul diante do regime de Apartheid opressivo.