Search
Picture of Informativo

Informativo

Durante evento do agro, ex-ministro de Bolsonaro prega o fim da polarização política

Picture of Informativo

Informativo

Ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, palestrou e participou de mesa redonda no segundo dia de Interagro. - Marcelo Victor/Correio do Estado
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Paulo Guedes disse que é necessário que políticos e a sociedade consigam debater sem “dar uma facada um no outro”

Durante palestra, ministrada no Interagro, evento sul-mato-grossense que reúne produtores e empreendedores do agronegócio de todo o estado, o ex-ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, pregou que a animosidade na política e os ataques aos poderes precisam acabar.

Guedes foi chefe da Economia entre os anos de 2019 e 2022, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), e fez menção ao ex-presidente em seu discurso, dizendo: “como dizia o meu presidente, ‘eu não entendo nada de política'”. Depois, sugeriu que o vencedor das últimas eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), controlasse os conflitos políticos do Brasil.

“Eu não critico ninguém (…) Eu estou constatando que cabe ao vencedor [Lula], baixar a bola, acalmar tudo. Porque se não, está alimentando, realimentando, essa escalada”, disse o ex-ministro.

Guedes destacou que, em outros países, a polarização política já está “escalando”, e questionou: “a gente quer escalar aqui também?”.

“Não é bom. Lá fora está se questionando a eficácia do sistema multipartidário: ‘quanto será que estamos gastando com a democracia? Quanto custam os órgãos, o legislativo, o judiciário? Será que funciona? Por que a China avança tanto? Será que é porque ela não gasta com política? Tem gente pensando nisso, e eu estou radicalmente contra. Eu acho o contrário. Eu prefiro ser livre, num país que cresce 3%, do que ser prisioneiro num país que cresce 14%”, declarou.

O ex-ministro disse que as autoridades e a sociedade, ainda que tenham posicionamentos políticos diferentes, devem conseguir conversar sobre o assunto sem “dar uma facada” no outro.

“São valores, sistemas, visões. Nós não temos capacidade de conversar sobre isso sem dar uma facada no outro. Temos que ser capazes de discutir isso”, acrescentou.

Por fim, Paulo Guedes disse que atacar um ou outro presidente, com termos como “ladrão” e “genocida” é atacar também a presidência da república

“Ataques aos presidentes são também um ataque à Presidência, assim como ataques ao judiciário também são ataques aos poderes”, concluiu o ex-ministro.

Interagro

O Interagro é um evento presencial voltado a produtores e empreendedores do agronegócio de diversos portes e segmentos.

Em sua quarta edição, o encontro, que dura três dias, serve como uma vitrine para o setor, trazendo debates, palestras e cursos, além de apresentar novas tendências e tecnologias do agronegócio mundial.

Realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o evento conta ainda com exposição de produtos e serviços, se tornando uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos e firmar grandes parcerias.

Interagro segue até este sábado (22), e a programação completa pode ser acessada aqui.