a

Campo Grande Post

Search

Enquanto Pantanal queima, moradores sobrevivem em meio a cortina de fumaça

Picture of Informativo

Informativo

Cidade completamente coberta pela fumaça (Foto: Monica Salustiano Luchner)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Há 15 dias, corumbaenses tentam lidar com o calor, o ar seco e a fuligem que invade as casas

Sem controle, a vegetação é consumida pelo fogo e além da dor em ver o maior planície alagada do mundo em chamas, os moradores de Ladário e Corumbá – cidade que fica a 413 quilômetros de Campo Grande – convivem com a fumaça e a fuligem, que há mais de 15 dias fazem parte da rotina.

Nos fins de tarde na cidade pantaneira, a paisagem fica completamente coberta pela fumaça. Durante o dia, os moradores tentam lidar com o calor, o ar “rarefeito” e a fuligem que invade as casas insistentemente.

Monica Salustiano Luchner mora em Corumbá e segundo ela, os dias são assim há, pelo menos, duas semanas.

“Está bem complicado porque a cidade está encoberta pela fumaça, muita fuligem em tudo, calor. Parece uma estufa. Até os animais estão sofrendo, saio com os meus cedinho que tá menos pior. Hoje, graças a Deus o vento mudou a direção, então até o momento o céu tá azul”.

Monica Salustiano

Em um dos postos de combustíveis da cidade, os funcionários optaram por trabalhar de máscara, uma tentativa de melhorar o ar que respiram.

“Dá ardência nos olhos, fica vermelho, tá difícil até para a gente respirar. A gente tá atendendo, falando e tá difícil”.

Alexandre Rolon, frentista

Além do fogo constante, os moradores sofrem com o tempo seco. A última chuva registrada em Corumbá foi no dia 19 de maio, apenas 1,8mm. Se for falar em volume significativo, o tempo é ainda maior, 11 de abril, com 27,8mm. Depois disso, só calor e fogo.

As consequências são sentidas na pele. Em um dos hospitais da cidade a média de atendimento nos meses de maio e junho é de 410 consultas, mas neste ano, subiu para 1.594 por conta das doenças respiratórias. De acordo com o clínico geral Lauther Serra, o aumento está diretamente relacionado a fumaça.

“A fumaça causa isso. A fumaça piora qualquer bronquite. Causa infecção nasal, infecção ocular”.

Lauther Serra

Para os próximos dias, não há previsão de chuva, ou qualquer mudança no tempo.

Siga nossas Redes Sociais