a

Campo Grande Post

Search
Picture of Informativo

Informativo

Juiz da Capital decidirá sobre entrega de delação a réus por desvio em Sidrolândia

Picture of Informativo

Informativo

Juiz Fábio Henrique Calazans Ramos sendo empossado na Capital.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com as férias do juiz titular da Vara Criminal de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, o juiz Fábio Henrique Calazans Ramos, de Campo Grande, vai decidir se libera a delação premiada da Operação Tromper aos réus pelos desvios milionários na prefeitura. A defesa de Claudinho Serra (PSDB), acusado de chefiar a suposta organização criminosa, pediu acesso à colaboração.

Em parecer encaminhado à Justiça, a promotora Bianka Machado Mendes, deu parecer pela liberação da delação premiada firmada com o ex-servidor municipal, Tiago Basso da Silva. No entanto, o parecer foi encaminhado um dia antes do início das férias do magistrado.

Silva entrou de férias no dia seguinte e só retorna ao batente no início de junho deste ano. Titular da 13ª Vara Cível de Campo Grande, Ramos foi designado para assumir a Vara Criminal e decidirá as questões emergenciais da Operação Tromper.

A principal pendência atualmente é a liberação da delação premiada de Tiago Basso para os réus. A delação foi homologada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul porque citou a prefeita da cidade e sogra do vereador, Vanda Camilo (PP).

O Jacaré apurou que o ex-servidor gravou quatro depoimentos com revelações sobre o esquema milionário de desvios comandado por Claudinho Serra. Em três, ele cita empresários, o vereador e servidores que não possuem foro privilegiado e podem, teoricamente, ser liberados para os demais réus.

O 4º vídeo cita Vanda e a liberação depende do Tribunal de Justiça. E a continuidade da investigação depende do novo procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Júnior, porque a chefe do Executivo possui foro privilegiado.

Esse será o primeiro desafio do novo chefe do MPE. Ele poderá retardar a investigação para não prejudicar a reeleição de Vanda Camilo ou seguir a lei, como diz o ditado popular, doa a quem doer.

Com a informação O Jacaré.

Siga nossas Redes Sociais