Search
Picture of Informativo

Informativo

Em obras há dois anos, Morenão sequer entra na lista para receber jogos da Copa do Mundo feminina

Picture of Informativo

Informativo

Estádio Morenão (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Copa do Mundo feminina foi oficialmente confirmada para o Brasil nesta sexta-feira (17), junto com a lista de possíveis estádios a receber os jogos do mundial em 2027. Sem surpresa, o Governo Federal não incluiu o Estádio Morenão na lista oferecida à CBF (Confederação Brasileiro Federal).

Com capacidade para receber mais de 40 mil pessoas, o Estádio Pedro Pedrossian está interditado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) desde 2014 – ano da última Copa do Mundo masculina no Brasil -, por conta da baixa infraestrutura. O Morenão, inclusive, estava cotado para receber jogos daquela Copa.

Nesses 10 anos ‘parado’, o estádio chegou a ser liberado pelo MP para receber alguns jogos das competições estaduais, com menor volume de público. Em 2021, o Governo de MS anunciou um pacote de investimentos que incluía a reforma do Morenão.

Obras ainda não terminaram

Desde o início do trabalhos, em junho de 2022, a principal arena de Mato Grosso do Sul deixou de receber grandes eventos esportivos, como os jogos do Estadual Série A e também do Brasileirão Série D e Copa do Brasil.

As obras, de responsabilidade da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), demoraram a sair do papel – 8 meses após o anúncio do Governo Estadual. O prazo para entrega também foi adiado vários vezes.

Segundo a empreiteira, a idade do Estádio faz com que novos problemas estruturais surjam com o avanço do trabalho. O novo prazo, para a entrega do ‘básico’ é no final desde ano.

Copa do Mundo feminina 2027

Para o mundial feminino de 2027, a Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria contra a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril.

Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 contra os competidores. Durante o congresso, as comitivas tiveram 15 minutos para fazer uma apresentação final. O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direito das mulheres.

Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de várias áreas visitou o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5. Bélgica, Alemanha e Holanda receberam nota 3,7.

Confira quais estádios o Brasil propôs para a Copa de 2027:

  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Neo Química Arena (São Paulo)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Arena da Amazônia (Manaus)
  • Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Arena de Pernambuco (Região de Recife)
  • Arena Fonte Nova (Salvador)