Search
Picture of Informativo

Informativo

Peça da Cia Ofit volta em curta temporada no Teatro Aracy Balabanian

Picture of Informativo

Informativo

Cenas do espetáculo teatral "Todo Redemoinho Começa com Um Sopro"; as apresentações começam às 20h e os ingressos são distribuídos meia hora antes - Fotos: Divulgação / Vaca Azul
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais uma programação bacana ocupa o Centro Cultural José Octávio Guizzo a partir de amanhã. A peça “Todo Redemoinho Começa com Um Sopro” estará em cartaz, de quinta-feira a sábado, no Teatro Aracy Balabanian, que passou por reforma e foi reinaugurado recentemente.

Gratuitas, as sessões serão sempre às 20h, com distribuição de ingressos meia hora antes de cada apresentação. O teatro fica situado no centro cultural. O endereço é Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro.

Com a recente reinauguração do Teatro Aracy Balabanian, a Cia Ofit escolheu o espaço para receber a peça por ser um local que já foi cenário de muitos trabalhos artísticos de Mato Grosso do Sul. Inclusive, o grupo já desenvolveu alguns dos seus projetos no ambiente do Aracy.

“Para nós, é a retomada de um espaço importante para o teatro sul-mato-grossense. A Ofit já esteve naquele palco com ‘A Serpente’, ‘No Gosto Doce e Amargo das Coisas de que Somos Feitos’ e tantos outros espetáculos. Inclusive, ‘No Gosto Doce e Amargo’ é uma peça que inspirou a criação da dramaturgia de ‘Todo Redemoinho Começa com Um Sopro’”, destaca o diretor da Cia Ofit, Nill Amaral.

ENREDO

E por falar em simbologia e lugares de memórias, o espetáculo, que já vem sendo encenado há mais de 5 anos e passou por diversas cidades de MS, traz em sua trama algo que vai ao encontro do Teatro Aracy Balabanian.

Trata-se da história que está impregnada na parede de todo e qualquer imóvel, seja lar ou comércio, pois todo ponto físico guarda consigo uma narrativa à espera de atenção – espectador ou ouvinte.

Em “Todo Redemoinho Começa com Um Sopro”, a dramaturgia traz a história de uma casa que, já sem sua moradora original, recebe dois jovens que têm a missão de empacotar objetos dessa mulher e, assim, esvaziar o local. Um gesto a princípio simples, mas que, no decorrer da história, revela um verdadeiro inventário de significados estranhamente encaixotados. Memórias esquecidas à espera de um visitante.

Para a atriz Karine Araújo, que protagonizou o espetáculo “Groselha”, com direção e produção da Cia Ofit, fazer parte de “Todo Redemoinho Começa com Um Sopro” é a oportunidade de ter uma nova vivência artística.

“Antes de tudo, é um prazer entrar para o elenco, trabalhar com o Nill sempre implica muito aprendizado, e é muito bom dividir a cena com o Samir e com a Nadja”, enfatiza a jovem atriz, que já esteve em cena pela Ofit com o espetáculo “Groselha”.

“É um processo totalmente diferente, pois em ‘Groselha’ o desafio era trazer a força e todas as simbologias do peso de ser mulher, e ‘Todo Redemoinho’ diz muito sobre a vida e sobre como entendemos o fim sob a perspectiva de mais de uma personagem”.

PROGRAMAÇÃO

Idealizada pela Cia Teatral Ofit, a 2ª edição da Semana Clarice Lispector em Cena promove palestras, performances, bate-papo e a apresentação do espetáculo “Todo Redemoinho Começa com Um Sopro”, elaborada a partir dos ecos de outra montagem da Cia Teatral Ofit, “No Gosto Doce e Amargo das Coisas de que Somos Feitos”, concebida em 2007.

Com dramaturgia de Éder Rodrigues e direção de Nill Amaral, o espetáculo conta no elenco com Nádja Mitidiero, Samir Henrique, Karine Araújo e Luciana Kreutzer (participação em vídeo). Na coordenação de criação de espaço e visualidade da cena, Gil Esper; na iluminação e montagem, Rodrigo Bento e Dudu Leite; na videografia e design de arte, Bruno Augusto; e na produção, Cia Ofit.

O projeto conta com apoio cultural do Centro Cultural José Octávio Guizzo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), do governo de Mato Grosso do Sul, do Sesc-MS, da Fecomércio-MS, da Rádio Uniderp FM – Fundação Manoel de Barros, da Dico Panificadora e da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Facale/UFGD).

A 2ª edição da Semana Clarice Lispector em Cena contará também com a performance teatral “Memória MS”, amanhã e nos dias 17 e 18, às 19h, também no Teatro Aracy Balabanian. Trabalho que conta no elenco com André Tristão, Estefânia Bueno, Camila Brito, Nilce Maciel, Pepa Quadrini e Camila Morosini. Com direção e dramaturgia de André Tristão.

Para mais informações sobre a 2ª edição da Semana Clarice Lispector em Cena, acesse as redes sociais (Instagram e Facebook) @ofitcia ou @fundacaodeculturams.

Serviço

“Todo Redemoinho Começa com um Sopro”
Data: 11 a 13 de abril.
Horário e local: às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro, Campo Grande.
Entrada franca. Classificação 12 anos.
“Memória MS”, nos dias 11, 17 e 18 de abril, às 19h, no Teatro Aracy Balabanian. Entrada franca.

Com a informação o Correio do Estado.