Estado avalia junto aos outros municípios viabilidade de aplicar medida a pedido do Ministério da Saúde
Dezesseis mil doses da vacina contra dengue sairão de Campo Grande para abastecer outros municípios brasileiros. A medida foi tomada a pedido do Ministério da Saúde diante da proximidade de vencimento do imunizante concomitante com a baixa procura do público.
Nós vacinamos 8 mil crianças e recebemos 24 mil doses. Então, vamos redistribuir para aqueles locais onde as pessoas queiram vacinar. A vacina, ela está para vencer em abril. Ela teve um custo, mas não só o custo pecuniário, o custo de que tenha vacina em algum lugar, pessoas que queiram vacinar e ficam semtitular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Rosana Leite
Os responsáveis das crianças que já tomaram a primeira dose não precisam se preocupar. A secretaria afirma que a continuação do ciclo está garantido. “Nós receberemos mais doses posteriormente, no intervalo de 60 dias para vaciná-las”.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que houve solicitação do Ministério da Saúde e está analisando junto aos 79 municípios o atendimento será viável. As cidades que têm doses sobrando só enviarão caos haja compromisso da pasta em devolver as vacinas futuramente.
Vale lembrar que em Campo Grande apenas 15% do público alvo – crianças entre 10 e 14 anos – foi vacinado. Durante o feriadão de Páscoa haverá plantão para que os pais e responsáveis consigam atualizar a caderneta de vacinação dos menores. Confira aqui.