O Governo do Estado divulgou, na manhã de hoje, que haverá ampliação de vacinação em todos os municípios
Após a publicação feita pelo Diário Oficial do Estado sobre a ampliação das faixas etárias para a vacinação contra a dengue, a Secretária Municipal de Saúde informou, na tarde de hoje (26), que não deve ampliar em Campo Grande o público de vacinação, mantendo restrito para crianças de 10 e 11 anos.
Atualmente, a vacina é exclusiva para esta faixa etária. Conforme resolução do Executivo Estadual, agora ela passa a ser ofertada para todos os que tiverem entre 10 e 14 anos e 11 meses e 29 dias.
No entanto, de acordo com a Sesau, o Município recebeu pouco mais de 24 mil doses, enquanto o público-alvo estimado de 10 a 14 anos é de 78 mil pessoas. Por isso, não há doses suficientes para atender a resolução de ampliar o público.
A vacinação deve avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos, conforme a Pasta.
A primeira remessa de vacinas, com 24.639 doses, chegou no município no dia 10 de fevereiro, destinadas exclusivamente a crianças de 10 e 11 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Até esta segunda-feira (26), foram vacinadas 3 mil crianças contra a dengue em Campo Grande, de um público estimado em 28 mil nesta faixa-etária.
Meta de imunização de 90%
O Ministério da Saúde estabeleceu, para 2024, que o público imunizado contra a dengue serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
Segundo a SES, a expectativa é imunizar 90% do público-alvo em Mato Grosso do Sul. A imunização nessa faixa etária, evita hospitalizações e óbitos por dengue.
Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2024 espera-se um maior número de vacinados entre 10 a 14 anos em todo país
Com a informação o Correio do Estado.