a

Campo Grande Post

Search

Governador presta solidariedade às vítimas do temporal em Corumbá

Picture of Informativo

Informativo

Tempestade deixou rastro de destruição em Corumbá.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), prestou solidariedade às vítimas atingidas pelo temporal ocorrido, na tarde desta terça-feira (12), em Corumbá, município localizado a 415 quilômetros de Campo Grande.

“Toda a nossa solidariedade ao povo de Corumbá. Um acidente infelizmente afetou a vida de uma criança, que foi a óbito e isso é o mais grave. Todo dano material, a gente, junto com a prefeitura municipal, vai estar à disposição para restabelecer. Minha solidariedade à família e ao povo de Corumbá. E que a gente possa reconstruir. A Defesa Civil já está acionada para ajudar e Nós estamos aqui totalmente a disposição para apoiar e reconstruir o município de Corumbá neste momento difícil. Minha solidariedade a todos”, disse Riedel, em suas redes sociais, na noite desta terça-feira.

Tempestade de grau severo deixou uma criança morta, casas e escolas destelhadas, árvores caídas, casas sem energia, embarcações deslocadas e semáforos deslocados, na tarde desta terça-feira (12), em Corumbá.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, foram registrados 27 milímetros de chuva, 1.150 raios e ventos de 107,4 km/h em aproximadamente 15 minutos, das 14h30min às 14h45min.

De acordo com o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento, Corumbá deve decretar estado de emergência ainda na manhã desta quarta-feira (13).

Equipe da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul se deslocaram de Campo Grande para Corumbá para levantar os danos causados pelo temporal, dar suporte às vítimas e prestar a ajuda necessária.

A Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul) está mobilizada com equipamentos de mão de obra para reconstruir os estragos deixados pela chuva.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Corumbá, a Defesa Civil Municipal e o Prevfogo/Ibama também participam dos trabalhos de corte e retirada de árvores em diversos pontos críticos da cidade.

O Corpo de Bombeiros Militar também está empenhado em desobstruir vias, cortando e retirando árvores caídas em vias públicas e sobre residências. Os militares foram divididos em três equipes, cada equipe com uma viatura e equipamentos de salvamento. Dos 34 chamados via 193, 15 já foram atendidos pela corporação.

MORTE

Matheus Alves de Souza, de 7 anos, morreu após queda de telhado do ginásio da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, localizada no bairro Nova Corumbá, durante vendaval que atingiu o município.

Outras 11 crianças ficaram feridas.

No momento do temporal, as crianças da segunda e terceira série estavam participando de uma aula de educação física na quadra da escola. Quando a ventania se intensificou, elas tentaram retornar às salas de aula, mas foram surpreendidas por uma violenta rajada de vento que causou o desabamento da cobertura da quadra.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Matheus. Aulas da Rede Municipal estão suspensas até sexta-feira (8) para vistoria dos prédios. Com isso, 37 escolas estarão fechadas até o próximo domingo (17).

PREVISÃO DO TEMPO PARA AS PRÓXIMAS HORAS

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 30 milímetros de chuva e ventos de 18 km/h estão previstos para esta quarta-feira (13).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestade para Corumbá. O aviso indica previsão de chuva de 20 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40-60 km/h) e queda de granizo. A umidade do ar mínima de 25% e máxima de 90%.

O Accuweather, plataforma dos Estados Unidos, informou que há 99% de possibilidade de chuva para Corumbá, com estimativa de 5 milímetros de precipitação e rajadas de ventos de 41 km/h.

Siga nossas Redes Sociais